O poderoso foguete Falcon Heavy da SpaceX irá decolar pela 6ª vez, inicialmente programada para dia 28 de abril, às 20:15 (horário de Brasília), do Centro Espacial Kennedy, base da NASA na Flórida, Estados Unidos. Porém a missão foi abortada 59 segundos antes da decolagem.
Nessa importante missão, ele levará três satélites dos Estados Unidos para a órbita geoestacionária distante. O primeiro satélite é o ViaSat-3 Americas, que é para transmissão de banda larga da empresa Viasat, da Califórnia, e pesa 6.400 quilos.
O segundo satélite é o Arcturus, programado para comunicação e é operado pela Astranis Space Technologies, que tem sede em São Francisco. Ele pesa apenas 300 Kg, mas é descrito como um poderoso satélite de comunicações, capaz de transferir até 7,5 Gpbs para o Alasca e imediações, segundo a Arcturus.
O terceiro satélite é o GS-1, operado pela Gravity Space, que tem sede em Washington. O GS-1 tem função de principalmente fornecer comunicação de internet. Porém a Space Gravity descreveu seu satélite em mais detalhes: “A espaçonave também foi projetada para fornecer serviços de reserva de slot orbital (BIU) em torno do arco geossíncrono. A espaçonave possui três bandas de frequência de banda larga” , “A espaçonave também levará um sistema de imagem capaz de capturar imagens da Terra e de corpos espaciais, bem como um encontro experimental e carga útil de acoplamento”.
O Falcon Heavy tem três estágios junto do Falcon 9 e estreou em 2018 em um teste impressionante que levou o Tesla Roadster de Elon Musk, CEO da SpaceX, em órbita do sol.
6º lançamento do Falcon Heavy programado para dia 30 de abril
Uma nova tentativa deverá acontecer dia 30 de abril, domingo, pois as condições meteorológicas de sábado não são favoráveis, segundo a SpaceX.
Inicialmente programada para acontecer 20:30 no horário de Brasília, o lançamento foi remarcado para 21:15. Acompanhe abaixo.
6º lançamento do poderoso SpaceX Falcon Heavy abortado no dia 28 de abril
Prestes a decolagem do dia 28 de abril, o relógio foi congelado aos 59 segundos da contagem regressiva e logo foi a equipe responsável pela missão informou que ele foi abortada. O motivo certo para abortar a decolagem não foi dada.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: