A ação da Intel (INTC) subiu mais de 9% nesta sexta-feira (27/10), seguido por outras fabricantes de chips, como a AMD (AMD) e Nvidia (NVDA), que tiveram altas superiores a 2% e 1% respectivamente.
Essa é uma importante notícia para o mercado de PCs, que vem em declínio em 2023. Segundo relatório As vendas de computadores pessoais caíram cerca de 29% no 1º trimestre deste ano. As principais causas disso segundo relatório da International Data Corporation (IDC) , são a baixa procura, excesso de estoque e piores condições econômicas mundiais.
O terceiro trimestre deste ano não retratou muita melhora, onde a IDC relatou que foram vendidos o total de 68,2 milhões de unidades durante o período. Esse número resulta em 7,6% de queda em comparação com o mesmo período de 2022.
Intel trabalha para aumentar receita este ano
A Intel atualmente faz grandes investimentos em infraestrutura para ter vantagem na fabricação de chips. Segundo a Reuters, o CEO da empresa, Pat Gelsinger, conseguiu três grandes clientes de fundição não identificados e espera assinar um acordo com um quarto antes do fechamento do ano.
Grandes clientes de chips são um bom sinal para o mercado de PCs e para a Intel, pois isso demonstra que a demanda pelos dispositivos está aumentando.
O otimismo da Intel aumentou também por conta do declínio menor que o esperado no mercado de PCs entre julho e setembro. Por isso a empresa acredita que o quarto trimestre guarda receitas acima das previsões de Wall-Street publicadas na quinta-feira (26/10)
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: