Um dos principais produtos fabricados e vendidos pela Amazon é Alexa. Essa assistente virtual é muito popular e agrada os usuários porque ele é compatível com smartphones, eletrodomésticos e itens de casas inteligentes, como lâmpadas, chuveiros e etc.
Mesmo que o produto esteja bem posicionado no mercado, a Amazon pretende aumentar as possibilidades da Alexa com a implementação da AI do ChatGPT. Quem divulgou essa informação é o Insider, onde é mostrado que Andy Jassy, CEO da Amazon, pretende colocar isso em prática rapidamente.
Com essa novidade, a Amazon pretende adicionar pesquisa de vídeo interativa, sugestões personalizadas e até um contador de histórias na Alexa. Com isso, será possível por exemplo solicitar que ela indique algum filme ou série sobre qualquer gênero, pedir que ela explique porque sua indicação é a melhor e até sugerir que ela reproduza o trailer em algum aparelho com tela.
Caso o usuário acate a sugestão, é só solicitar para a assistente virtual que o título completo seja reproduzido caso ele esteja em algum serviço de streaming já assinado pelo usuário, por exemplo. Com a IA do ChatGPT, será possível fazer perguntas como “Qual o melhor jantar romântico, mas que não utilize molho?”. A Alexa irá sugerir pratos com base nas pesquisas anteriores do usuário e até encontrar informações na internet, que serão repassadas de forma natural e parecida com um humano.
Outros fatores que serão melhorados na Alexa com ChatGPT
A Amazon pretende aperfeiçoar os resumos de notícias da Alexa, que serão feitos conforme os hábitos de cada usuário. Já no contador de histórias, a assistente virtual conseguirá identificar o perfil do usuário que fizer a solicitação. Caso o aparelho identifique uma criança de 10 anos peça uma história, o vocabulário será de uma forma, se a pessoa à solicitar for um adulto, será outro.
Segundo Jesse informou em uma teleconferência realizada na semana passada, a Amazon vendeu 100 milhões de modelos da Alexa em todo o mundo. Essa estratégia de aumentar a inteligência dos aparelhos com o ChatGPT tem objetivo de mantê-los como os melhores assistentes virtuais do mundo, e com isso, aumentar ainda mais as vendas.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: