A Amazon irá demitir mais 9.000 funcionários de vários setores, como RH, Amazon Web Services (AWS), Twitch e marketing.
A notícia se deu por meio de um comunicado escrito por Andry Jassy, CEO da empresa, e que foi enviado aos funcionários na segunda-feira, 20/03. Ele explica que as demissões são por conta da incerteza da economia e que “optou por ser mais simplificada em nossos custos e quadro de funcionários”.
Essas novas demissões somadas com as que aconteceram no final de 2022 e em janeiro desse ano, chegam a 18.000. “O princípio primordial de nosso planejamento anual este ano era ser mais enxuto, ao mesmo tempo em que nos permitisse investir fortemente nas principais experiências de longo prazo do cliente que acreditamos que podem melhorar significativamente a vida dos clientes e a Amazon como um todo”, explica Jassy.
Sobre ter acontecido demissões em massa em períodos próximos, porém com anúncios separados, Jassy informa que a Amazon anunciou-as conforme foram decididas pela administração. Ele diz ainda que essas decisões necessitam de tempo e que a empresa não quis apressar o processo.
O comunicado informa que a empresa precisa cortar as 9.000 vagas das áreas citadas, porém os nomes ainda não foram decididos. Essas decisões ficarão a cargo dos responsáveis de cada área atingida, que terão até abril para entregar os nomes a serem cortados para que então sejam notificados pela Amazon.
Os funcionários demitidos receberão indenização, seguro de saúde transitório e auxílio externo para encontrarem novos empregos.
Como muitas outras empresas de tecnologia, a Amazon passa por um período turbulento. O último trimestre de 2022 foi o 4º pior da história da empresa e faz parte do prejuízo líquido anual de US$ 2,7 bilhões, fato que não ocorria desde 2014.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: