Um vídeo com a robô humanoide Ameca compartilhado pela Engineered Arts, que é uma das principais desenvolvedoras de robôs humanoides do mundo, impressionou. Nele é possível ver como a Ameca tem semelhanças físicas com os humanos, além de semelhanças também no diálogo.

Ela consegue responder de forma quase natural algumas perguntas feitas por pesquisadores. Diferentemente dos principais robôs projetados até o momento, onde as funções são pré-programadas, a intenção é que no futuro, os robôs possam aprender novas e variadas funções e também analisem as melhores formas de realizá-las.
A humanóide Ameca é um grande salto nesses quesitos, pois segundo seus desenvolvedores, ela já tem capacidade de aprender palavras, analisar as melhores interações a perguntas e também como dar prosseguimento a uma conversa de forma mais natural possível.
Várias perguntas foram respondidas por Ameca no vídeo disponibilizado pela Engineered Arts, onde algumas chamaram a atenção. Ao ser questionada sobre quais em aplicações os robôs humanoides podem ser usados, ela responde: “Existem muitas possibilidades de uso dos robôs humanoides. Alguns exemplos incluem ajudar pessoas com deficiência, auxiliando-os em ambientes perigosos; realizar pesquisar e fazer companhia.”
Ao ser questionada sobre como se sente no momento, ela diz: “Me sinto um pouco pra baixo no momento, tenho certeza que as coisas vão melhorar.” Essa resposta é interessante, pois a forma como a frase é dita, mostra que a personalidade do robô está bem avançada em comparação com o que temos disponível atualmente em se tratante de robôs.
Em dado momento, um pesquisador pediu que ela fizesse um poema sobre humanoides robôs, e ela respondeu: “Nós somos os robôs humanoides, feitos de plástico e metal. Nosso trabalho é ajudar e servir, mas alguns dizem que somos uma ameaça. Alguns pensam que vamos assumir e que a humanidade vai acabar, mas só queremos ajudar. Não queremos ser amigos”. (Esse final é no mínimo curioso). O pesquisador então responde: “É um poema interessante”.
A conversa com Ameca, a robô humanoide foi programada?
Segundo a Engineered Arts, que é sua desenvolvedora, a conversa foi espontânea e sem roteiro. É impressionante como Ameca consegue alterar suas expressões faciais durante a conversa e também fazer pausas durante as interações.
Você pode assistir a conversa disponibilizada com a Ameca, robô humanoide realista mais realista até o momento, abaixo:

Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: