Segundo Rui Costa, ministro da Casa Civil, o apagão que atingiu todas regiões do Brasil na terça-feira (15) foi causado por um erro técnico. Costa completa dizendo que há “energia de sobra” no país.

“Nós estamos com sobra de energia, os reservatórios estão todos cheios. Nós temos hoje um parque eólico e solar gerando muita energia. Então não há razão nem de oferta, nem de demanda, para ter tido esse colapso. Foi erro técnico, falha técnica.” , “Foi erro técnico, falha técnica, precisa identificar o que foi que aconteceu. Espero que o mais rápido possível consigamos dizer à sociedade.”, disse o ministro em entrevista no programa Bom Dia na manhã de quarta-feira (16), da EBC.
Também na nesta quarta-feira, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, vai se reunir com os diretores do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) para conversarem sobre o apagão.
Ontem Silveira disse que iria pedir à Polícia Federal (PF) e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que uma apuração seja feita para constatar se houve dolo (ação ou omissão consciente) no apagão.
“Primeiro é que é um sistema altamente sensível, é um sistema que requer planejamento, requer total e completo monitoramento. Tenho absoluta convicção que o ONS, até por sua característica técnica, não vai ter condição de dizer textualmente se esses eventos foram eminentemente técnicos, ou se houve também falha humana ou até dolo”, explicou Silveira.
O apagão que atingiu 25 Estados mais o Distrito Federal, ficando de fora apenas Roraima, teve início às 08h31 da manhã do dia 15 de agosto e conforme afirmação do Governo Federal, foi solucionado em todas as regiões às 14h47.

Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: