3 artistas abriram processo contra Stability AI e Midjourney, além do DevianArt. Stability AI e Midjourney são responsáveis pelo Stable Diffusion e a própria ferramenta Midjourney, já o DevianArt recentemente disponibilizou seu gerador de arte por IA, o DreamUp.
Essas e outras ferramentas similares ganharam muita repercussão principalmente por dois motivos, que são a a facilidade da criação de artes muito elaboradas com simples passos, além de que muitos artistas e entusiastas mantiveram uma postura totalmente contra elas.
Esse processo contra as plataformas de arte por IA representa bem esse segundo motivo. Nele, a cartunista Sarah Andersen, a ilustradora Kelly McKernan e a artista digital Karla Ortiz informaram que os autores dessas ferramentas não respeitaram os direitos de incontáveis artistas ao utilizarem bilhões de obras no treinamento da IA sem consentimento.
O advogado responsável pelo processo é Mattew Butterick ao lado do escritório de advocacia Joseph Staveri, que tem especialização em antitruste e ações coletivas. Ambos estão também em casos semelhantes contra Microsoft, GitHub e OpenAI por conta do AI CoPilot, que tem treinamento via códigos captados na internet.
Um blog sobre o processo foi criado e lá Mattew Butterick informa que ele foi aberto “Porque a IA precisa ser justa e ética para todos.”. Além disso, ele diz também que “inundar o mercado com um número essencialmente ilimitado de imagens infratoras infligirá danos permanentes ao mercado de arte e artistas”.
As informações jurídicas que englobem casos como esse ainda são muita rasas, por isso é difícil prever qual decisão será tomada. Ao mesmo tempo, era previsível que artistas pusessem alegar que as plataformas de arte por inteligência artificial fere seus direitos, o que é compreensível.
Iremos aguardar a decisão sobre esse caso e acompanhar as demais consequências desse novo e quase que incontornável meio de criação de arte.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: