Um dos assuntos mais comentados nos últimos meses sobre empresas de streaming é a cobrança pelo compartilhamento de senhas da Netflix.
Muita gente foi contra essa cobrança, e inclusive a empresa foi notificada pelo PROCON em vários Estados do Brasil após essa nova estratégia da empresa. Mesmo com essas respostas negativas, a empresa parece estar alcançando seu objetivo, que é aumentar o número de assinantes através da contenção do compartilhamento de senhas entre os usuários.
Com base em dados divulgados pela Antenna, a Netflix teve um grande aumento de novos assinantes já nos quatro primeiros dias após a notificação sobre a cobrança aparecer aos usuários, que começou dia 23 de maio.
Após o início da cobrança, o número de novos assinantes diários foi para 73 mil, o que resulta em aumento de 102% em comparação com a média dos 60 dias anteriores. Segunda a Antenna, a Netflix conseguiu 100 mil novos assinantes no dia 26 e no dia 27 de maio. Esses números são maiores até mesmo do que os do período mais sensível da pandemia de Covid-19, que foi entre entre março e abril de 2020.
“A média diária de inscrições na Netflix atingiu 73 mil durante esse período, um aumento de +102% em relação à média anterior de 60 dias. Isso excede os picos na antena de inscrição observados durante os bloqueios iniciais da Covid-19 nos EUA em março e abril de 2020.”, tweetou a Antenna em seu perfil oficial.
A Netflix agora cobra pelo compartilhamento de senhas da plataforma com até duas pessoas que morem em outras residências. Nos Estados Unidos, a cobrança extra é de US$ 7,99 por compartilhamento, já no Brasil, a cobrança é de R$ 12,90.
A Netflix chegou a alertar seus investidores que a empresa poderia sofrer cancelamento massivo inicial por conta da nova política. Porém, segundo a Antenna, o número de novos assinantes foi superior ao de cancelamentos.
O compartilhamento pago foi colocado em prática em vários países além dos Estados Unidos e Brasil. No Canadá por exemplo, a empresa afirma que o crescimento após essa cobrança por compartilhar senhas, é ainda maior do que nos EUA.
Essa política sobre compartilhar senhas da Netflix ainda é nova, por isso não é possível saber ao certo como será o crescimento da empresa. Uma resposta mais certeira sobre isso será dada após o resultado de ganhos da plataforma, que será divulgada em julho.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: