O asteroide Dimorphos, atingido por uma nave da NASA na missão Dart (Double Asteroid Redirection Test) dia 26/09/22, agora possui uma cauda semelhante a cometas. Os detritos resultantes do impacto podem ser observados por telescópios. Essa cauda se formou porque os detritos estão sendo empurrados pelo vento solar.
A missão Dart tem como objetivo verificar se asteroides podem ter sua rota alterada por um impacto de nave não tripulada, para que no futuro, caso seja necessário, possamos proteger a Terra de um asteroide que por ventura possa estar em rota de colisão conosco. O asteroide Dimorphos não está em nossa rota e nem oferece risco, tampouco o asteroide maior que ele orbita, o Didymos.
Abaixo está a manifestação no Twitter do telescópio CFHT, instalado no Havaí, sobre a cauda formada no Dimorphos:
“Nosso último post foram as observações de segunda-feira dos destroços do impacto do #DART em Didymos. Cortesia de @WesternU‘s Rob Weryk, este gif é as observações da noite passada com a MegaCam. Rob e Richard Wainscoat de @UHIfA planejar observações contínuas do asteroide.”
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: