Mann e Wakata realizam a primeira caminhada espacial de 2023 hoje, dia 20 de janeiro. A duração da caminhada é em torno de 6 horas e meia.
Eles estarão na extremidade da estrutura de treliça de estibordo da Estação Espacial Internacional (ISS / International Space Station) para instalar um kit de modificação que irá conduzir a futura instalação de um painel solar, segundo pessoal da NASA. Essa caminhada faz parte da instalação de seis partes do painel solar na estação espacial, conhecido como iROSA ( ISS Roll Out Solar Array), que irá aumentar a fonte de alimentação do laboratório da mesma.
Até o momento, já foram instalados quatro das seis partes do painel solar, quando todas estiverem em operação, a produção energética da estação espacial irá aumentar de 20% até 30%, segundo a NASA.
Os dois astronautas estão na ISS junto de Josh Cassa da NASA e Anna Kikina, que é uma cosmonauta russa. Todos eles chegaram na estação espacial em outubro de 2022, com a missão Crew-5, realizada pela SpaceX.
Os quatro dividem o espaço da ISS com mais três astronautas, o Frank Rubio da NASA e Sergey Prokopyev e Petelin, da Rússia. Eles chegaram à ISS pela espaçonave russa MS-22 em setembro de 2022 e o retorno à Terra estava programado para março desse ano.
Esse retorno foi adiado porque a nave MS-22 teve um vazamento que comprometeu sua capacidade de voo. Esse vazamento pode ter sido causado por impacto de um micrometeoro ou detritos no espaço. Com isso, a Roscosmos (Agência Espacial Federal da Rússia) planeja enviar uma espaçonave Soyuz sem tripulação para o laboratório orbital em fevereiro para trazer Rubio, Prokopyev e Petelin de volta para a Terra.
Esse retorno porém não ocorrerá em março, como o plano inicial, ele será feito só em setembro, segundo a NASA.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: