Dois astronautas russos, que são Sergey Prokopyev e Dmitry Petelin, juntos do estadunidense Frank Rubio, retornaram para a Terra após 371 dias em órbita. Eles pousaram na estepe do Cazaquistão nesta quarta-feira (27/09), após mais de um ano na Estação Espacial Internacional (ISS).
O retorno do grupo aconteceu seis meses após o programado, isso porque a sua espaçonave original, a Soyuz MS-22 da Roscosmos, teve vazamento por impacto de lixo espacial e precisou que outra, a Soyuz MS-23, fosse enviada até a ISS para buscá-los.
Com essa longa viagem espacial, dia 11 de setembro Rubio quebrou o recorde anterior de astronauta dos EUA com mais dias consecutivos no espaço. O recorde anterior é de Mark Vande Hei, que ficou 355 dias seguidos em órbita. Além disso, Rubio também foi o primeiro estadunidense à passar mais de 1 ano completo no espaço.
Mesmo com esse longo período consecutivo no espaço, os astronautas ficaram longe de bater o recorde mundial, que é do russo Valeri Polyakov. Ele passou 437 dias e 18 horas consecutivos no espaço por uma missão na Estação Espacial Mir, que aconteceu entre janeiro de 1994 e março de 1995. Polyakov faleceu em setembro de 2022, aos 80 anos de idade.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: