A corrida para diminuir as emissões de carbono estão a todo vapor. Como parte disso, a Universal Hydrogen fez seu primeiro teste em voo utilizando a maior célula de combustível de hidrogênio já usada em um avião.
O voo teste teve duração de 15 minutos e foi realizado com um modelo Dash-8. Apesar de breve, esse voo mostrou que o hidrogênio é capaz de gerar energia para aviões comerciais no futuro caso os investimentos continuem.
O Dash-8 convencional tem capacidade para 50 passageiros, porém nessa modificação, apelidada de Lightning McClean ele transportou apenas dois pilotos. Quanto aos equipamentos, ele levou dois tanques de hidrogênio com 30 kg como combustível, o motor elétrico, a célula de combustível de hidrogênio e outras ferramentas relacionadas.
Outras empresas que participam desse projeto são a magniX, que forneceu o motor elétrico, e a Plug Power, que forneceu a célula de hidrogênio responsável por dar energia ao motor. A célula de hidrgênio ficou ativada durante todo o voo e gerou até 800kW. Mesmo assim, o resíduo expelido pelo motor foi apenas vapor d’água.
“Achamos que é uma conquista monumental” , “Isso nos mantém no caminho certo para ter provavelmente o primeiro avião a hidrogênio certificado em serviço de passageiros.”, disse Paul Eremenko, CEO da Universal Hydrogen.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: