A Airbus coloca em prática o projeto DragonFly (libélula, em inglês) que testa as possibilidades dos aviões autônomos. Eles deverão decolar, seguir rotas e pousar sem intervenção humana.
A empresa pretende aumentar a segurança e diminuir gastos de voos com a implementação dessas tecnologias. Segundo a Airbus, entre as funções que serão testadas, tem “desvio de emergência automatizado em cruzeiro, pouso automático e assistência de táxi”.
O avião que será utilizado nos testes é o A350-1000 e o local de partida é o Aeroporto de Toulouse-Blagnac, França. A responsável direta pelos testes é a Airbus UpNext, que é uma subsidiária da Airbus.
Segundo a empresa, o nome desse projeto é DragonFly porque ela pretende ter o dinamismo de voo e reconhecimento de área similares aos de uma libélula. Com isso, os futuros aviões da frota poderão além de lidar sozinhos com decolagem, pouso e rotas, até com emergências durante os voos.
“Esses testes são uma das várias etapas na pesquisa metódica de tecnologias para aprimorar ainda mais as operações e melhorar a segurança” – “Inspirados na biomimética e na natureza, da mesma forma que as libélulas são conhecidas por terem a capacidade de reconhecer pontos de referência, os sistemas que estão sendo desenvolvidos são projetados para identificar recursos na paisagem que permitem que uma aeronave ‘veja’ e manobre com segurança de forma autônoma em seus arredores.” informou Isabelle Lacaze, integrante da Airbus UpNext e chefe de demonstração do DragonFly.
Durante testes iniciais, o avião conseguiu reconhecer as condições externas e respondê-las, identificando tipos de terrenos e clima. Em situações que ele identificou melhores rotas do que as iniciais, ele conseguiu alterá-las e comunicar os controladores de tráfego aéreo de forma autônoma.
Todos os dados desses testes serão usados para “preparar a próxima geração de algoritmos baseados em visão computacional para avançar na assistência de pouso e táxi”, comunicou a Airbus UpNext. Com isso, os aviões poderão ser super inteligentes e tomar as melhores decisões em relação aos voos comerciais em um futuro próximo.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: