Agora as guias anônimas do Chrome podem ser bloqueadas com senha ou biometria ao fechar o app no Android.
Com isso, ao reabrir o Chrome, só será possível acessar as guias anônimas anteriormente abertas com o desbloqueio por senha ou outra forma de desbloqueio que o usuário tenha cadastrado no aparelho. Essa possibilidade já existe no iOS faz um certo tempo.
Esse recurso chega com a mais nova atualização do Chrome e pode ser acessado ao clicar nos três pontinhos do canto superior direito do app e depois em Configurações > Privacidade e segurança > ativar a opção Bloquear guias anônimas ao fechar o Chrome.
As guias anônimas são muito úteis porque elas não salvam os dados de navegação no aparelho, diferentemente das guias padrões. Com isso, o usuário tem controle sobre as recomendações e histórico.
A opção de bloquear as guias anônimas do Chrome para Android já está disponível para muitos usuários, porém como a atualização ainda está sendo implementada, pode ser que você não tenha a recebido no momento.
Mesmo assim é possível você ativá-la digitando chrome://flags/#incognito-reauthentication-for-android na barra de texto do Chrome e ativar (colocar em Enabled) a opção Enable device reauthentication for Incognito. Após isso, reinicie o Chrome e procure a opção: Bloquear guias anônimas ao fechar o Chrome, como mostrado no começo desse texto.
Caso a opção não apareça de imediato mesmo após ativar no flags, não se preocupe. Aguarde alguns minutos e procure a opção novamente.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: