A BMW apresentou uma versão melhorada da E Ink na CES 2023. Essa tecnologia possibilita a utilização de variadas cores ao invés de monocromáticas. Segundo a fabricante, a utilização do E Ink em carros está mais próxima do que imaginamos.
O veículo utilizado para mostrar o funcionamento da E Ink foi um i Vision Dee, que é um conceito de sedã esportivo elétrico. Além da E Ink, esse sedã tem diversas novas tecnologias, como assistentes virtuais auxiliados por IA e pára-brisa que funciona também como tela.
As mudanças de cor são feitas pelo usuário e são disponibilizadas 32 cores atualmente. Além disso, o i Vision Dee foi fabricado com 240 telas de E Ink, tornando possível escolher a cor de cada uma, fazendo um verdadeiro show de cores.
“Isso permite que uma variedade quase infinita de padrões seja gerada e variada em segundos”, informou a BMW.
Essa apresentação aconteceu na quarta-feira, dia 4 de janeiro, com presença até do astro dos cinemas e mundo bodybuilder, Arnold Shwarzenegger. Além da presença no palco de Shwarzenegger, foi apresentado um curta com o astro onde foram demonstrados recursos avançados do i Vision Dee, confira abaixo:
Essa tecnologia que pode mudar as cores das superfícies dos carros é desenvolvida pela E Ink Corporation, que tem sede nos Estados Unidos. Ela é feita via um revestimento de filme na superfície com microcápsulas de pigmentos que tem suas cores alteradas por meio de eletricidade.
Essa tecnologia já é aplicada em alguns setores, porém a BMW afirma que é a montadora exclusiva na área automotiva. O tipo de E Ink utilizado pela BMW é o mais recente, com nome de Prism 3, sendo totalmente configurável e com baixo consumo de energia. Outra vantagem do Prism 3 é que ele pode ser feito em todos os formatos, tornando as possibilidades de construção praticamente infinitas.
“A tecnologia de exibição da E Ink é de energia ultrabaixa porque é biestável” – “Juntamente com a eficiência energética líder do setor de papel digital, a E Ink está permitindo que seus parceiros revolucionem as indústrias por meio de tecnologias sustentáveis e foi integrada em tudo, desde eReaders a telefones celulares, dispositivos médicos vestíveis, etiquetas logísticas e sinalização digital.” disse a E Ink Corporation.
Além da lataria do conceito, os painés foram usados também nas rodas e até na grade, o que possibilitou avançada personalização no veículo. Os engenheiros envolvidos no projeto querem que os carros que mudam de cor estejam disponíveis no mercado o mais breve possível.
O maior desafio atual é tornar os painéis com E Ink mais resistentes a acontecimentos rotineiros, como batidas de insetos. A BMW não informou em qual estágio está o aumento da resistência desses painéis, apenas informou que está mais próximo da versão final do que imaginamos.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: