Saber quais são os carros mais econômicos do Brasil é importante porque os combustíveis passam por reajustes constantes. Essa variação no preço faz uma grande diferença na renda mensal dos brasileiros, pois apenas alguns centavos cobrados a mais por litro pode aumentar muito os custos para encher o tanque.
O inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou a lista dos veículos com melhor consumo de combustível em todas categorias, como SUVs, hatches, sedãs compactos e sedãs médios. É interessante porque com essa lista divulgada foi possível criar uma seleção que pode ajudar muitas pessoas
Um dos fatores mais analisados pelos consumidores antes da compra é sobre carros mais econômicos do Brasil em 2023. Com esses dados em mãos, é possível saber se o veículo que você deseja compensará para as atividades que deseja realizar, que pode ser ir ao trabalho, passear com a família ou até mesmo utilizar para como ferramenta de trabalho. Entre as atividades que podem ser realizadas diretamente com um carro estão as entregas, visitar clientes cadastrados e também o transporte de pessoas.
Lista dos carros mais econômicos do Brasil em 2023
Os carros mais econômicos do Brasil foram ordenados conforme a economia, a categoria em que pertencem, como hatches, sedãs ou SUVs e também conforme o número de vendas que são divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Analise bem os dados para saber se o veículo que você está de olho realmente é o melhor para suas necessidades.
Hatches compactos mais econômicos
1º – Renault Kwid Zen / Intense
O Renault Kwid continua sendo o Hatch compacto mais econômico do Brasil. Um dos principais fatos responsáveis por essa façanha é seu baixo peso. Seu motor é 1.0 com 65cv de potência com gasolina e 71cv com etanol.
- Consumo cidade gasolina: 15,3 km/l
- Consumo cidade etanol: 10,8 km/l
- Consumo estrada gasolina: 15,7 km/l
- Consumo estrada etanol: 11 km/l
2º – Peugeot 208 Like
O Peugeot 208 Like evoluiu bastante e conta com muitos itens de conforto, tecnologia e ainda por cima é econômico. Essa versão tem motor 1.0 aspirado e câmbio manual de 5 marchas, tendo 71cv de potência quando abastecido com gasolina e 75cv com gasolina. Repare que o consumo na estrada é melhor que o do Kwid.
- Consumo cidade gasolina: 14,7 km/l
- Consumo cidade etanol: 10,4 km/l
- Consumo estrada gasolina: 16,3 km/l
- Consumo estrada etanol: 11,3 km/l
Sedãs compactos mais econômicos
1º – Fiat Cronos Drive
O Fiat Cronos Drive é um dos carros mais vendidos do país porque tem visual moderno, bom espaço interno para ocupantes ou bagagens além de ter bom consumo. Ele faz 14 km/l com gasolina na cidade e 9,9 km/l com etanol. Seu motor é 1.0 aspirado que gera 71cv de potência com gasolina e 75cv com etanol.
- Consumo cidade gasolina: 14 km/l
- Consumo cidade etanol: 9,9 km/l
- Consumo estrada gasolina: 16,1 km/l
- Consumo estrada etanol: 11,4 km/l
2º – Onix Plus
O Onix Plus é um carro com tamanho que agrada muitos usuários, principalmente aquelas que necessitam de carregar mais pessoas ou bagagem. Se você busca um veículo com essas características, saiba que ele também é o mais econômico da categoria. Seu motor é 1.0 aspirado e tem 78cv de potência com gasolina e 82cv com etanol. Repare que ele foi mais econômico que o Cronos Drive na estrada.
- Consumo cidade gasolina: 13,6 km/l
- Consumo cidade etanol: 9,5 km/l
- Consumo estrada gasolina: 17,5 km/l
- Consumo estrada etanol: 12,4 km/l
Sedãs médios mais econômicos
1º – Honda Civic Híbrido
O segmento de sedãs médios já foi um dos mais aquecidos do mercado brasileiro, fato que mudou muito com a ascensão dos SUVs. Mesmo assim encontramos opções divertidas e de baixo consumo como o Honda Civic Hybrid.
Os lados negativos é que mesmo ele consumindo pouco combustível por ser híbrido, é bem caro por ser importado da Tailândia e tem motor apenas à gasolina. Seu motor tem à combustão gera 140cv de potência e o motor elétrico gera 184cv de potência.
- Consumo cidade gasolina: 18,3 km/l
- Consumo estrada gasolina: 15,9 km/l
2º – Corolla Altis HV
O Corolla é sinônimo de durabilidade e espaço desde que foi lançado e é um dos carros mais econômicos do Brasil. Seu bom posicionamento no mercado continua pelo investimento da Toyota no modelo, que inclui motores potente e econômicos. Os modelos mais econômicos desse carro possuem motor híbrido, sendo que o motor à combustão gera 98cv de potência com gasolina e 101cv com etanol. O motor elétrico gera 72cv de potência.
- Consumo cidade gasolina: 17,9 km/l
- Consumo cidade etanol: 11,8 km/l
- Consumo estrada gasolina: 15,4 km/l
- Consumo estrada etanol: 10,5 km/l
SUVs compactos mais econômicos
1º – Fiat Pulse Drive AT
O vencedor quanto o consumo de combustível nessa categoria é um modelo que já está há algum tempo no mercado e surpreende por bater opções mais recentes. Esse é Fiat Pulse com motor 1.3 aspirado que gera 98cv com etanol e 107cv com etanol.
- Consumo cidade gasolina: 12,8 km/l
- Consumo cidade etanol: 9,0 km/l
- Consumo estrada gasolina: 14,0 km/l
- Consumo estrada etanol: 10,3 km/l
2º – Vokswagen Nivus Comfortline Tsi / Highline Tsi
O Volkswagen Nivus é um SUV compacto com estilo de hatch médio e por isso agrada bastante os usuários que procuram uma pegada mais esportiva. A aposta da fabricante tem motor é 1.0 turbo e potência de 116cv com gasolina e 128cv no etanol.
- Consumo cidade gasolina: 12,1 km/l
- Consumo cidade etanol: 8,3 km/l
- Consumo estrada gasolina: 14,2 km/l
- Consumo estrada etanol: 10,1 km/l
SUVs médios / grandes mais econômicos
1º – Jeep Compass 4xe
O modelo vencedor entre os SUVs médios não surpreendeu muito, pois a diferença de consumo contra os concorrentes já era grande. Ele é o moderno Jeep Compass 4xe, híbrido com 240cv de potência e que apesar de ter valor elevado quanto aos concorrentes, vende muito bem.
- Consumo cidade: 26,1 km/l
- Consumo estrada: 24,7 km/l
2º – Corolla Cross XRV Hybrid / XRX Hybrid
Esse é um SUV de sucesso da Toyota e que tem valor bem abaixo de seu principal concorrente, o Jeep Compass 4xE, mas também tem bem menos potência. Seu motor à combustão gera 98cv com gasolina e 101cv com etanol. O motor elétrico gera 72cv de potência.
- Consumo cidade gasolina: 17,8 km/l
- Consumo cidade etanol: 11,8 km/l
- Consumo estrada gasolina: 14,7 km/l
- Consumo estrada etanol: 9,7 km/l
Esses são os carros mais econômicos do Brasil em 2023. A classificação foi feita com dados oficiais do Inmetro e também com base nas vendas divulgadas pela Fenabrave e é sempre atualizada.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: