O Honda Civic Híbrido (e:HEV) 2023 tem um avançado sistema de propulsão com 2 motores elétricos e 1 motor a combustão.
Essa é a 11ª geração do Honda Civic e merece atenção pela enorme evolução de segurança, conforto, autonomia e potência quanto a geração anterior. Com essa nova geração, o Civic será vendido novamente no Brasil ainda a partir de janeiro de 2023. Dessa vez ele será importado da Tailândia e terá preço de R$ 244.900. Com isso ele se torna o carro mais caro da Honda vendido atualmente por aqui.
Ele é construído em uma plataforma modificada da geração anterior, que lhe aumentou em 38 mm no comprimento e 35 mm na distância entre eixos. De largura ele teve um leve aumento, que é de apenas 3 mm e também redução de 1 mm na altura.
Seu visual é moderno e continua esportivo, porém menos impactante ao primeiro olhar do que seu antecessor. Ele vem com rodas de liga leve aro 17, faróis Full LED e lanternas em LED.
Motorização do Civic Híbrido 2023
Um dos maiores avanços do Honda Civic Híbrido é quanto a motorização. Ele tem sistema híbrido e:HEV com um motor 2.0 a combustão de injeção direta com 143 cv de potência e 19,1 kgfm de torque. Quanto aos motores elétricos, o principal tem 184 cv e 32,1 kgfm de torque, já o segundo motor elétrico gera energia para a bateria de tração e possui 1,05 kWh de capacidade.
Seu câmbio é um e-CVT automático sem polias que mudam conforme a aceleração. Com isso acontece apenas o fluxo contínuo na condução, sem marchas.
É possível conduzi-lo por três modos: EV Drive, Hybrid Drive e Engine Drive. Com o EV Drive ativado, a condução é feita com a força de apenas o motor elétrico. Com o Hybrid Drive, a condução é feita com atuação dos motores elétrico e a combustão. Já no modo Engine Drive, a condução é feita apenas com o motor a combustão.
Conforme a carga da bateria do motor elétrico principal e também conforme a forma de condução, os modos se alternam automaticamente. É possível também escolher entre quatro estilos, que são o Normal, Sport, Eco e Individual. No estilo Normal, a condução do Civic e:HEV é equilibrada entre desempenho e consumo. Em Sport, a aceleração é beneficiada. No estilo Eco, a condução será baseada na economia/combustível. Já no modo Individual, é possível personalizar os atributos de aceleração, sistemas de direção e entre outros.
A energia do motor elétrico de condução não é recarrega de forma Plug-In (na tomada). Ela é recarregada apenas pelo segundo motor elétrico com energia captada das frenagens e desacelerações. Segundo a Honda, o Civic Híbrido 2023 utiliza o motor elétrico na maioria das situações.
O tanque de combustível do Honda Civic Híbrido 2023 tem apenas 40 litros de capacidade, porém o consumo pode ultrapassar os 20 km/l na cidade e 16 km/l nas estradas conforme a intensidade da condução. O interessante é que a autonomia é maior na cidade pelo fato de ocorrerem mais frenagens e desacelerações, assim, gerando mais carga para o motor elétrico.
Segurança do Civic Híbrido 2023
O Civic Híbrido 2023 tem itens de segurança avançados, como por exemplo o myHonda Connect. Esse é um serviço via pagamento que será disponibilizado inicialmente de forma gratuita. Ele permite conectar celulares pelo app para rastrear o veículo em tempo real mesmo que estacionado, alarme de segurança, receber notificações de colisões e mais.
Ele tem também o Honda Sensing, que é um sistema composto por uma câmera no topo do para-brisas e um sistema de radar para detectar objetos e com isso, alertar o condutor. Quanto aos airbags, ele vem com oito, sendo dois frontais, dois de cortina e quatro laterais (dois dianteira e dois na traseira).
Além desses itens, encontramos no veículo o controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência de faixa, farol alto automático, frenagem automática de emergência e mais.
Interior do Civic Híbrido 2023
Seu interior é refinado, clean e é onde percebemos com clareza que a Honda deseja posicioná-lo em categoria acima do que costumava. Ele vem recheado de itens de alto valor agregado. Entre eles encontramos bancos em couro com ajuste elétrico na dupla dianteira, partida por botão, ar-condicionado digital de 2 zonas, carregador por indução, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e teto solar elétrico.
Ele está disponível nas cores externas perolizadas Branco Topázio ou Preto Cristal e nas metálicas Cinza Basalto ou Prata Platinum. Já o interior vem na cor cinza claro no caso da cor externa ser branca e nas demais cores, o interior vem na cor preta.
Para finalizar, ele tem central multimídia de 9 polegadas com tela flutuante que tem compatibilidade via cabo com Apple CarPlay e Android Auto, quadro de instrumentos digital de 10,2 polegadas e saídas de ar ocultas. Seu porta-malas tem capacidade de 495 litros (era 517 litros na geração anterior).
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: