Muito se tem falado nos últimos anos sobre a concessão dos canais da Globo. Dia 5 de outubro de 2022 a concessão para algumas das principais emissoras do grupo termina, que são as do Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília. O último pedido de renovação da concessão foi aceito em 2008, com duração de 15 anos, previsto na lei 13.424/17
O presidente em atividade, Jair Bolsonaro, ainda não deu resposta sobre a continuidade da concessão, que teve renovação solicitada dia 20 de setembro de 2022. Existe a expectativa sobre esse assunto, pois o atual presidente já declarou que iria impedir que a concessão da Globo fosse renovada.
O grupo Globo enviou o pedido de renovação da concessão junto aos documentos necessários para o Ministério da Comunicações, que em seguida encaminhou tudo para avaliação do presidente. Se houver aprovação, a concessão já é renovada. Caso o presidente não aprove, ela irá para votação no congresso.
Enquanto não houver resposta do presidente Jair Bolsonaro em caso dele ser contra a renovação da concessão da Globo e consequente votação do congresso, o sinal das emissoras do grupo continuam ativos. Isso porque a mesma lei citada anteriormente, que é a 13.424, de 28 de março de 2017, autoriza o funcionamento de emissoras mesmo sem resposta sobre a renovação de concessão. Apenas é necessário que o pedido de renovação tenha sido feito durante em um dos 12 meses anteriores ao vencimento.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: