A corretora Bitrue perdeu US$ 23 milhões, o que dá cerca de R$ 113 milhões, em criptomoedas por ataque hacker. O invasor utilizou uma vulnerabilidade da exchange e desviou tokens como Shiba Inu, Quant, Ethereum, Gala, Polygon e Holo.
O perfil oficial da corretora informou sobre a invasão em seu perfil oficial do Twitter e afirmou que já iniciou investigação.
“Identificamos uma breve exploração em uma de nossas carteiras quentes em 07:18 (UTC), 14 de abril de 2023. Conseguimos resolver esse problema rapidamente e impedimos a exploração adicional de fundos. Levamos esse assunto a sério e estamos investigando a situação.”
Segundo a Bitrue, o ataque desviou menos de 5% dos fundos totais da corretora, sendo o desvio feito de apenas uma carteira. A exchange informa também que as demais carteiras estão seguras. Não há como negar que o montante desviado é grande, por esse motivo os saques estão temporariamente bloqueados na corretora, com previsão de normalidade no dia 18 de abril.
Quanto aos usuários que tiveram perda por conta do ataque hacker, a Bitrue afirma que irá ressarci-los. “Pedimos sua compreensão e paciência neste momento. Todos os usuários identificados afetados por este incidente serão totalmente compensados.”.
A carteira alvo dos hacker é do tipo Hot Wallet, que é conectada na internet para agilizar as transações de clientes. Muitas corretoras, inclusive a Bitrue, deixam a maior parte de seus tokens em carteiras Cold Wallet, que não são conectadas com internet. Caso a exchange não utilizasse dessa precaução, a perda poderia ter sido bem maior.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: