O Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) é o atual jogo competitivo da Valve, e mesmo que tenha sido lançado em 2012, faz muito sucesso entre os players atualmente. A franquia herdou o sucesso do saudoso Counter-Strike lançado em versão 1.0 em 1999 e principalmente do Counter-Strike 1.6, lançado em 2003 e que até hoje tem muitos adeptos, inclusive com servidores particulares pelo mundo.
O CS, como é conhecido, foi feito como um mod do jogo Half-Life por Minh Le e Jess Cliffe e depois foi comprado pela Valve. O tamanho sucesso da franquia faz com que os rumores sobre o Counter-Strike 2 ganhem muita força. Por isso, não são raros os casos de afirmações onde é dito que uma sequência está em desenvolvimento, porém agora o embasamento é forte.
CS:GO mudou muito nesses mais de 10 anos de existência. Melhorias na mecânica e nos gráficos foram implementadas, fazendo com que cada vez mais jogadores e campeonatos monetizados iniciassem sua jornada no FPS.
O que esperar do Counter-Strike 2
A alta lucratividade do atual título é um dos principais motivos para a Valve ainda não ter lançado uma sequência para a franquia. Mesmo com esse cenário, isso deve mudar em breve pois arquivos executáveis do CS:GO 2 foram achados em atualização da Nvidia para placas de vídeo.
Porém, segundo Richard Lewis, repórter especialista em e-sports, já é confirmado internamente na Valve o desenvolvimento do Counter-Strike 2 e que o Beta está próximo.
Ele disse “… Estou tão surpreso quanto todos, mas acontece que o Counter-Strike 2 não é apenas real, mas está chegando muito em breve. Fontes com conhecimento do desenvolvimento do jogo revelam detalhes do próximo lançamento beta.”.
O CS:GO ainda utiliza a plataforma Source inicial, mesmo que ela tenha sido melhorado com o passar dos anos, é de 2004. A primeira mudança considerada em seu sucessor é a adesão da plataforma Source 2, o que realmente tornará esse jogo totalmente novo. Source 2 é o mais atual motor gráfico da Valve e foi lançado em 2014. Ele já deu origem a jogos de sucesso, como Dota 2, Dota Underlords e Half-Life: Alyx.
Apesar das grandes atualizações de CS:GO, ele continua a utilizar a Source como base, porém mesmo com o lançamento do novo jogo, o CS:GO não será abandonado. Segundo Lewis, a Valve prepara a atualização do atual jogo para a Source 2 e que já é testada desde 2020 e irá melhorar principalmente a parte gráfica dos mapas.
Quanto CS 2, são esperadas melhorias gráficas que incluem texturas, reflexos e demais efeitos. Mudanças extremas quanto a mecânica não são prováveis porque com os anos de história da franquia, muitos players dedicados aprenderam realmente como jogar competitivamente nesse FPS arcade, como um verdadeiro esporte. Mudar a mecânica para torná-la mais fidedigna com movimentos reais ou algo parecido, pode ser um tiro no pé para a Valve, pois a movimentação frenética e longe de querer ser simulação é um dos diferenciais do jogo frente aos principais concorrentes.
A parte monetária dessa franquia cresceu exponencialmente com o CS:GO, por isso é esperado que itens como skins de armas e demais itens já adquiridos sejam transferidos ou incluídos no novo título. Essa é a solução mais sensata para a produtora porque esses itens valem dinheiro e não é novidade que os jogadores da franquia levam isso muito a sério.
Para se ter uma ideia, só em fevereiro de 2023, cerca de 30 milhões de caixas de itens foram abertas pelos jogadores, o que gera uma receita inimaginável para a Valve. Não dar o devido valor para essa fidelidade dos jogadores com a franquia pode custar muito caro para a produtora.
Counter-Strike 2 em março de 2023
A versão Beta de Counter-Strike 2 já pode ser lançada em março de 2023, ou início de abril, de acordo com Lewis. Além disso, existe a grande possibilidade do nome do novo game ser realmente apenas Counter-Strike 2 e não Counter-Strike: Global Offensive 2. Isso acontece porque as marcas registradas para Counter-Strike 2 encontradas não incluem Global Offensive.
Iremos aguardar mais informações sobre essa franquia que faz parte da vida de muitos gamers e torcer pra que realmente o Beta do novo título seja lançado ainda esse mês.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: