Um piloto das Forças Aéreas dos Estados Unidos tirou talvez a foto mais importante de sua vida. Trata-se de uma imagem registrada a partir da cabine de um avião de patrulha U-2 enquanto sobrevoava um suposto balão espião chinês que estava no espaço aéreo dos Estados Unidos no início de fevereiro.
A imagem foi divulgada dia 22 de fevereiro pelo Departamento de Defesa dos EUA e segundo ele, a imagem foi registrada dia 3 de fevereiro na parte continental do país. A imagem tem muito fatores interessantes, como revelar detalhes do balão que carrega uma carga útil que lembra bastante um satélite. Além disso ela mostra parte da cabine do antigo modelo U-2, que desde os anos 1955 é considerado um dos melhores aviões de patrulha e espionagem já feitos.
O balão é visível na região da ponta da asa de estibordo da aeronave U-2 e vemos também o capacete e traje do piloto em primeiro plano. Os trajes que os pilotos do U-2 usam são pressurizados para dar segurança em caso de perda de pressão na cabine por conta das altas atitudes que o modelo pode atingir.
Entre as características do balão espião revelado na foto, notamos painéis solares e também uma espécie de antena branca grande na carga útil. Além desses elementos, existem vários outros, porém que não ainda não foram identificados. Segundo o Departamento de Defesa dos EUA, o balão tinha capacidade de manobrar, por isso é possível que ele tivesse hélices ou outra forma eficaz de propulsão.
Como a imagem revelou boa parte do terreno em que o balão e o avião U-2 sobrevoavam no momento da foto, algumas pessoas indicaram onde seria o local do ocorrido. Segundo o usuário @obretix, a imagem aconteceu a oeste de St Louis, Missouri, próximo de Bellflower.
Além disso, alguns usuários utilizaram a foto para estimar o tamanho do balão espião. O professor de aerodinâmica da Universidade do Texas, Dr. Chris Combs, informou que a sombra do U-2 no balão corresponde a seu tamanho real. Como o U-2 tem 20 metros de comprimento, o balão teria aproximadamente 40 metros de diâmetro, mesmo número divulgado pela Pentágono anteriormente.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: