A Xiaomi apresentou o conceito de seu óculos de realidade aumentada (AR), o Wireless AR Glass Discovery Edition, que funciona com mesmo chip do Quest Pro, da Meta.
Realidade aumentada é uma área que causa muito interesse pois promete uma enorme interação com conteúdos, onde somos colocados juntos do que estamos vendo via principalmente óculos com recursos avançados.
O maior desafio das desenvolvedoras desse tipo de dispositivo atualmente é alcançar o poder de processamento potente o bastante para exibir objetos, cenários, pessoas, animais ou personagens bem elaborados e com fluidez aceitável.
A Xiaomi quer ser uma das primeiras empresas a conseguir essa façanha, onde o Wireless AR Glass Discovery Edition, que é um headset de realidade aumentada pequeno e que usa o chip Snapdragon XR2 Gen 1. Segundo a fabricante, esse headset é um óculos elegante e tem capacidade de misturar o mundo real com o virtual e sem necessitar conexão física com smartphone.
Como será o óculos de AR da Xiaomi
Ele pesa 126 gramas e tem hardware feito com liga de magnésio-titânio e carcaça de fibra de carbono. A bateria é de ânodo de silício-oxigênio, que segundo a Xiaomi, é um dos responsáveis por tornar o dispositivo leve.
Lei Jun, co-fundador da Xiaomi deu detalhes do aparelho em desenvolvimento: “O Xiaomi Wireless AR Glass Discovery Edition apresenta um design leve e robusto com uma estrutura de liga de magnésio-lítio e materiais de fibra de carbono. Suas lentes eletrocrômicas permitem acesso contínuo à realidade e ao mundo virtual com um único clique.”.
Ele tem dois monitores microOLED que geram tantos pixels que os olhos não serão capazes de detectar os famosos quadradinhos. A frente das telas é eletrocrômica, que escurece automaticamente quando o usuário estiver no mundo virtual. Quanto ao brilho, a empresa informa que as telas terão até 1.200 nits, que é bastante.
Lei Jun tweetou publicou um vídeo onde o conceito é apresentado e escreveu que “Com uma tela de olho próximo ao nível da retina para óculos AR, o Xiaomi Wireless AR Glass Discovery Edition oferece uma experiência visual verdadeiramente envolvente. Além disso, nosso Xiaomi AR Gesture Control autodesenvolvido permite um controle sem esforço entre o espaço virtual e o real”:
Outra opção impressionante informada é o rastreamento virtual, que dá mais interação ao usuário, como visto em filmes e séries futuristas. Com esse recurso é possível manipular o conteúdo virtual com as mãos. Como exemplo disso, é possível interagir com ambientes, objetos, personagens e também mover abas e páginas da internet pelo ambiente visual.
Segundo a Xiaomi, o fato desse dispositivo ser sem fio não fará aumentar sua latência. Ela afirma que quando seu hardware estiver pareado com smartphones da empresa compatíveis, como o Xiaomi 13, a latência será similar a que encontramos em aparelhos com fio. Ainda não há informações sobre data de lançamento ou preço do Wireless AR Glass Discovery Edition, porém suas informações certamente fizeram atrair muita atenção para esse aparelho promissor.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: