O Discord desligou servidores de emuladores populares para Nintendo Switch, como Suyu e Sudachi e, além disso, baniu as contas dos desenvolvedores.
Isso aconteceu pouco tempo após (4 de março) um processo da Nintendo ao Yuzu, emulador pelo qual tanto Suyu e Sudachi utilizaram como base, mas que foi descontinuado após o processo. A Nintendo é muito presente em ações desse tipo, isso porque a empresa é detentora de inúmeros jogos clássicos de sucesso e que são portados para emuladores sem licença.
Esses casos chamam a atenção porque o desenvolvimento de emuladores em si não é ilegal, já a distribuição de jogos para eles sem autorização dos detentores é.
No caso do Yuzu, juntamente do Citra, outro emulador alvo do processo, a Nintendo alegou que eles facilitavam a propagação da pirataria, resultando em acordo entre as partes, com pagamento de danos e decisão dos desenvolvedores em encerrar os projetos.
O que o Discord disse sobre o desligamento dos servidores de emuladores para Switch
Em resposta ao The Verge, o Discord explica sobre o porquê de desligar os servidores do Suyu e Sudachi, porém não deu muitos detalhes.
“O Discord responde e cumpre todas as solicitações legais e válidas da Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital. Neste caso, também houve uma liminar ordenada pelo tribunal para a remoção desses materiais, e tomamos medidas de maneira consistente com a ordem judicial”, disse Kellyn Slone, diretora de comunicações de produto do Discord.
Conforme um print compartilhado na rede social X por Jarrod Norwell, desenvolvedor do Sudachi, um e-mail do Discord sobre o banimento foi enviado, onde é explicado que a conta do desenvolvedor foi banida porque violou a propriedade intelectual ou outros direitos.
😐🔫
— Jarrod Norwell (Antique) (@antique_codes) April 10, 2024
Would an appeal even work if all of that was to cease on Discord? I used it all the time to talk to my brother and friends
Really pissed off tbh pic.twitter.com/9oH305yGdc
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: