A Disney está em processo de demissão em massa de 7.000 funcionários, que serão divididos em três fases a serem completadas nos próximos meses.
Essa semana aconteceu a primeira fase, onde o departamento de desenvolvimento de metaverso foi fechado e 50 funcionários da área foram demitidos. O desligamento de 7 mil funcionários da empresa representa 3% do total e será feito para se proteger na preocupante realidade econômica atual do mundo. A Disney pretende diminuir os custos em cerca de US$ 5,5 bilhões com as mudanças.
O fechamento do departamento de metaverso pode surpreender porque os trabalhos nessa área foram anunciados recentemente. Isso aconteceu em fevereiro de 2022, quando o até então CEO da empresa, Bob Chapek, deu ao Mike White a direção do departamento.
“Por quase 100 anos, nossa empresa definiu e redefiniu o entretenimento, aproveitando a tecnologia para dar vida às histórias de maneiras mais profundas e impactantes” , “Hoje, temos a oportunidade de conectar esses universos e criar um paradigma totalmente novo de como o público experimenta e se envolve com nossas histórias… Este é o chamado metaverso.”, escreveu Chapek aos funcionários em fevereiro do ano passado, com informações do The Wall Street Journal.
Mike White trabalha há mais de dez anos na Disney e não parece ter sido demitido com o fechamento do departamento de metaverso. Já Bob Chapek, que iniciou a ousada ideia da empresa em investir no metaverso pouco após o Facebook mudar seu nome para Meta, foi demitido em novembro do ano passado, sendo substituído por Bob Iger. Logo que Iger se tornou o novo CEO, os rumores das demissões circulavam.
Ao terminar as fases das demissões em massa, a Disney se juntará à outras grandes empresas que também fizeram isso recentemente. Além disso, junto principalmente da Meta, ela luta para conseguir tornar o metaverso, que possui inúmeras possibilidades, em plataformas comerciais rentáveis.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: