Elon Musk fundou uma empresa de inteligência artificial que irá concorrer com a OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT. O nome da nova empresa é X.AI e foi incorporada dia 9 de março em Nevada, Estados Unidos, segundo o WSJ.
Além de dono, Elon Musk é diretor da X.AI, já Jared Birchall, seu parceiro de negócios, é secretário. Elon Musk já tem certa experiência na área de inteligência artificial, pois além dela ser usada em suas empresas, como a Tesla e SpaceX, ele foi cofundador da própria OpenAI em 2015, da qual se afastou em 2018.
A surpresa com a criação da nova empresa de IA é porque Elon Musk encabeçou uma carta que pediu que os laboratórios de IA pausassem os grandes experimentos na área por conta dos riscos, como a não existência de órgãos fiscalizadores. A OpenAI é um desses grandes laboratórios e na verdade é considerado um dos principais deles por conta do revolucionário ChatGPT e a atualização GPT-4.
Além disso, a OpenAI é responsável por apimentar a disputa das buscas online, dominadas pelo Google há décadas quando cedeu seu chatbot para a Microsoft, que já integrou o chatbot no Bing, seu mecanismo de busca. Como resposta, o Google desenvolveu seu próprio chatbot com inteligência artificial, que é o Bard.
Com informações do WSJ, Elon Musk deseja realmente desafiar a OpenAI e já reúne equipe de especialistas em IA e engenheiros para a empresa. Entre as contratações estão pesquisadores da DeepMind, da Alphabet, como Igor Babuschkin, que é cientista sênior com especialização em aprendizagem de máquina.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: