A Fiat revelou seu SUV coupé para concorrer com o até então soberano dos SUV Fastbacks no Brasil, o VW Nivus. Estou me referindo ao Fiat Fastback, modelo baseado no Fiat Pulse, porém com pegada mais esportiva. A frente é praticamente idêntica ao novo Fiat Pulse Abarth, que também possui grade esportiva.
Os faróis são de LED como no Fiat Pulse e no visual como um todo, o que mais chama a atenção e o difere do Pulse, é a traseira, por causa do ângulo da linha de teto inclinada, principal aspecto esportivo dos fastbacks. A tampa do porta-malas possui vincos que formam espoilers integrados e é invadida pelas lanternas afiladas de LED e com visual imponente. As rodas são exclusivas do modelo.
Tanto o Pulse quanto o Fastback tem como base o Fiat Argo e a marca não quis fazer mudanças no entre-eixos do novo modelo, que continua de 2,53 metros. Com isso, o espaço interno não sofre grandes alterações em comparação com o hatch, porém o porta-malas deve ter uma boa evolução (não confirmado pela Fiat ainda), algo além de 510 litros, contra 410 do VW Nivus e 370 do Fiat Pulse.
Versões de lançamento do Fiat Fastback
Por enquanto não serão lançadas versões de entrada com o motor 1.3 aspirado. O modelo terá incialmente 3 versões: Drive, Audace e Impetus. Todas com motor 3 cilindros 1.0 turbo T200, que possui 130 cv de potência com etanol, 125 cv com gasolina e 20,4 kgfm de torque. O câmbio das 3 versões é o CVT.
A Fiat investiu para deixar o modelo equipado com instrumentos tecnológicos e acabamento de melhor qualidade, e cobra por isso. Apesar de concorrer diretamente com o Nivus, pelo visual, potência, o preço é mais alto.
A central multimídia virá com mais de 8 polegadas, central de instrumentos toda digital, freio de estacionamento automático e frenagem automática quando o veículo estiver parado (auto hold), para que não ande sem acelerar em sinaleiros por exemplo.
As portas terão acabamento emborrachado, painéis com superfícies macias e dois porta-copos no centro.
Por ainda não ter uma versão de entrada com motor aspirado, fizemos a comparação de preço com o Nivus topo de linha. O Fiat Fastback parte de R$ 140.000, que o coloca com valor acima do VW Nivus topo de linha (Highline), que hoje sai por R$ 136.270.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: