O potente foguete Falcon Heavy da SpaceX fez seu quinto voo em missão que levou satélite de comunicação militar e mais cinco cargas menores para órbita.
O lançamento foi no Kennedy Space Center, centro da NASA na Flórida ontem, domingo, 15 de janeiro. Esse voo inicia a missão USSF-67 da Força Aérea Espacial dos Estados Unidos.
O Falcon Heavy foi construído com base no Falcon 9, utilizando seus 3 primeiros estágios modificados. Seus estágios são unidos e o central tem um estágio superior de carga e transporte.
Como no Falcon 9, os propulsores do primeiro estágio são reutilizáveis. Dois deles retornaram à Terra com segurança na Estação Espacial de Cabo Canaveral, que é ao lado de onde o foguete foi lançado. Esse é o segundo pouso bem sucedido desses propulsores, sendo que o primeiro pouso foi na missão USSF-44, feita para a Força Espacial com lançamento dia 1º de novembro de 2022.
“Tiro de drone dos propulsores laterais do Falcon Heavy pousando em LZ-1 e LZ-2”, disse a SpaceX sobre o pouso dos propulsores.
O terceiro propulsor era novo e não poderá ser reutilizado. Ele caiu no Oceano Atlântico pouco depois da decolagem pois usou muito combustível na manobra de retorno para a Terra. O estágio superior do Falcon Heavy, que é responsável pelo envio das cargas, continuou seu trajeto como o planejado para a órbita. Seu trajeto não foi totalmente filmado por conta da segurança, em pedido da Força Espacial para a SpaceX.
Essa missão é para melhoria da comunicação militar dos EUA e o satélite principal enviado pelo Falcon Heavy é o CBAS-2 que “fornecerá capacidades de retransmissão de comunicações em apoio a nossos líderes seniores e comandantes combatentes” , “A missão do CBAS-2 é aumentar as capacidades existentes de comunicação por satélite militar e transmitir continuamente dados militares por meio de links de retransmissão de satélite baseados no espaço.”, disse a Força Espacial dos Estados Unidos em comunicado via e-mail na sexta-feira, dia 13 de janeiro de 2023.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: