A Ford está desenvolvendo uma tecnologia com uso de geofencing (leitura virtual da área, com detalhes de distância, velocidade, tamanho e outras variantes) para reduzir a velocidade de carros de forma autônoma. Essa função pode ser muito benéfica para que veículos não ultrapassem a velocidade permitida em áreas críticas, como por exemplo locais com muitos pedestres, perto de escolas e demais ambientes onde a alta velocidade compromete a segurança das pessoas.
Quando entrar em uma área com restrições de velocidade, o carro reduz a velocidade sozinho e o motorista é avisado pelo painel do veículo que a função foi ativada. Existe também a opção de desativar a redução automática de velocidade quando alertado.
Testes já são realizados na Alemanha, cidade de Colônia, com o modelo de van elétrica Ford E-Transit. A análise inicial tem duração de 1 ano e visa para enumerar os benefícios da redução de velocidade dos carros de forma automática. As áreas onde são realizadas essas verificações tem vias onde a velocidade máxima permitida é de 30 km por hora e de 50 km por hora.
A Ford irá implementar essa nova função de forma que os usuários possam adicionar áreas em que elas desejam reduzir a velocidade automaticamente em seus carros.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: