A Fórmula 1 anunciou que irá lançar uma série de corridas apenas com participantes mulheres e com início planejado para 2023. Essa ação faz parte da F1 Academy, como parte do programa para desenvolvimento de jovens pilotos.
Essa é uma ação para incentivar mais mulheres a entrarem nas categorias avançadas do automobilismo, o programa já incentiva pilotos do sexo feminino no kart e categorias juniores.
A primeira temporada terá a participação de 15 pilotos mulheres entre 5 equipes que serão comandadas pelas equipes da Fórmula 2 e Fórmula 3. A Academy F1 contará com 7 rodadas de 3 corridas cada uma e sessões de treino. O calendário oficial ainda será disponibilizado pelos responsáveis do programa.
Os dirigentes da Fórmula 1 desejam tornar a Academy F1 em uma série de nível básico para preparar os pilotos para níveis superiores do automobilismo, como a W Series feminina, lançada em 2019, Fórmula F3, Fórmula F2 e possivelmente até para a Fórmula 1.
Os carros terão estruturas comuns, com chassi T421 da Tatuus, fabricante italiana que fornecia chassis para a Série W. Os motores serão turboalimentados e terão 165 cv, montados pela também italiana Autotecnica Motori, já os pneus serão Pirelli, que já fornece para a Fórmula 1.
Stefabi Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1 disse em comunicado que a oportunidade de alcançar seu potencial precisa ser para todos e que Fórmula 1 deseja ter maior diversidade e caminhos nesse incrível esporte.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: