A primeiro corrida de Fórmula E no Brasil será em 2023, após a prefeitura de São Paulo entrar em acordo com a ABB Fórmula E da FIA no dia 13 de outubro de 2022. O contrato é válido por 5 anos e pode ser prorrogado por mais 5. A corrida já está programado para acontecer no dia 25/03/23, no circuito no Sambódromo do Anhembi.
São aguardados 35.000 espectadores e também que cerca de 2000 pessoas sejam empregadas para o evento. Segundo Gustavo Pites, diretor-presidente da SPTuris, a escolha do local para sediar a corrida foi feita pela boa localização, além de que não será necessário muito investimento da prefeitura. Isso porque a estrutura que a cidade usou para sediar a Fórmula Indy, será também a da Fórmula E. A consequência financeira esperada com a realização dessa corrida para São Paulo é de 120.000.000 de dólares segundo Gustavo Pires.
A disputa é feita por 11 equipes com 2 pilotos cada, que correrão no novo circuito do Sambódromo, que foi pensado para não interferir diretamente o trânsito da cidade. Essa já é a nona temporada da Fórmula E, que inicia em janeiro de 2023. No total da temporada são 18 corridas, disputadas em 13 cidades espalhadas pelo planeta.
O grande diferencial dessa categoria, é que os carros são 100% elétricos. Falando nisso, da mesma forma que a Fórmula 1 é fonte incentivadora para as montadoras investirem na aerodinâmica, componentes e motores a combustão de automóveis comerciais, a Fórmula E é para os carros com motores elétricos.
Os ingressos para a corrida de São Paulo em 2023 já estão a venda, pela página oficial da Fórmula E em São Paulo.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: