O Google Chrome irá resumir artigos inteiros com Search Generative Experience (SGE), que em português, significa Experiência Generativa de Pesquisa.
Há cerca de três meses, o SGE já é capaz de resumir resultados das buscas, para que não seja necessário rolar infinitamente as páginas para encontrar uma boa resposta. Segundo o Google, esse novo recurso passa por um experimento inicial a partir de terça-feira (15) como parte do programa Search Labs (laboratórios de pesquisa).
De início, o SGE estará disponível no Android e iOS, mas em breve a empresa irá libera-lo para o navegador Chrome para computadores. No acesso do navegador em dispositivos móveis, o Google analisará os “pontos chave” do artigo com inteligência artificial quando o usuário tocar em um ícone situado na parte inferior da tela.
Essa possibilidade estará disponível, pelo menos enquanto, apenas para artigos gratuitos. Isso porque o Google disse no anúncio que o SGE não funcionará com conteúdos marcados como paywall, que tem acesso liberado mediante pagamento.
Além do resumo de artigos com IA, a empresa está fazendo mais implementações no SGE. Como exemplo, quando o usuário fizer uma busca em diferentes tópicos, como tecnologia ou finanças, o Google informa que será possível passar o mouse sobre algumas palavras incluídas no texto para ter uma definição rápida do assunto.
O SGE foi apresentado em maio desse ano no evento Google I/O e vem trabalhando nele com intensidade.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: