O Google mudou suas políticas e agora irá deletar contas de usuários inativas, ou seja, que não fizeram login por mais de 24 meses.
Essa atualização foi uma das que mais chamaram a atenção ultimamente porque nas políticas anteriores, de 2020, era dito que a empresa poderia apagar dados de contas inativas por mais de 2 anos, mas não encerrá-las. Essa nova política valerá a partir de dezembro desse ano, com isso ainda há tempo para os usuários que possuam alguma conta Google com dados importantes e que esteja parada há muito tempo de fazerem login.
É importante que todos os usuários fiquem atentos ao tempo limite para não terem as contas deletadas pelo Google, pois além de perderem os dados, os endereços do Gmail cancelados não serão disponibilizados novamente, pelo menos por enquanto.
Segundo o Google, entre as principais formas com que a empresa percebe se uma conta é inativa ou não, é conforme o usuário lê ou envia e-mails, utiliza o Google Drive, assiste vídeos no YouTube, faz downloads na Google Play, usa o buscador ou mesmo usa o login do Google em aplicativos de terceiros, tudo isso com a conta em questão.
Ruth Kricheli, Gerente de Produto do Google, escreveu na atualização que a empresa enviará várias notificações meses antes para as contas com o risco de serem excluídas para alertar os usuários, inclusive por algum e-mail de recuperação cadastrado.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: