Sundar Pichai, CEO do Google, anunciou a demissão em massa em e-mail para a equipe e disse que a empresa necessita concentração nas prioridades, como a IA.
Essa nova demissão em massa no ramo da tecnologia vem em meio o aumento da inflação e desaceleração do mercado. Além do anúncio por e-mail, a demissão foi publicada no blog do Google.
As 12 mil pessoas mandadas embora somam 6% do total de funcionários do Google mundialmente. Com isso a empresa passa a Microsoft, que recentemente demitiu 10 mil pessoas, o que dá 5% do total de funcionários dela.
Demissões no Google já eram esperadas, porém em menor número. No início desse mês a sua controladora, a Alphabet, demitiu 200 pessoas e informou que poderiam ser demitidos mais algumas. Com isso, o enorme número da demissão em massa causou surpresa.
Pichai disse que as demissões são um momento para o Google “afiar nosso foco, reestruturar nossa base de custos e direcionar nosso talento e capital para nossas maiores prioridades” , “Estou confiante na enorme oportunidade que temos diante de nós, graças à força de nossa missão, ao valor de nossos produtos e serviços e aos nossos primeiros investimentos em IA”.
Apesar do Google ser uma das empresas que mais investem atualmente em inteligência artificial, ela sofre com a grande concorrência. Um exemplo disso é a OpenAI, que mostrou a possibilidade de ser base de uma possível forte concorrência com o lançamento do ChatGPT no final do ano passado.
O ChatGPT consegue interagir com os usuários de forma natural, que passa a impressão de ser humano e inclusive pode responder as questões em forma de diálogo. Outro forte golpe relacionado à OpenAI é sobre a parceria da startup com a Microsoft, administradora do mecanismo de pesquisa Bing.
Em 2022 Pichai já tinha mencionado que o Google iria ter movimentações quanto as contratações. Ele citou também que os funcionários teriam que trabalhar com “maior urgência, foco mais nítido e mais fome do que mostramos nos dias mais ensolarados”.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: