O Google iniciará a exclusão de dados e contas inativas a partir do dia 1º de dezembro. O anúncio sobre o assunto foi feito em maio, e como forma de alertar os usuários sobre a ação, a empresa iniciou a notificação de contas contas inativas em julho, inclusive via e-mails de recuperação registrados.
Na primeira fase do processo, as contas Google que foram criadas mas não foram utilizadas serão atingidas. Após a conclusão da primeira fase, aquelas inativas a pelo menos 2 anos serão o alvo. Isso significa que as contas pelas quais não tiveram sessão iniciada nos últimos 2 anos terão dados como fotos e e-mails excluídos, além de poderem ser encerradas. Apenas as contas empresariais estão fora de risco no caso de inatividade.
O que fazer para não perder fotos, e-mails ou contas do Google
As contas utilizadas para login via Google em plataformas próprias ou de terceiros, acesso ao Google Drive em algum dispositivo e demais serviços da empresa, estão seguras.
Para não perder fotos, e-mails e outros dados importantes de contas Google é necessário fazer login pelo pelos uma vez a cada 24 meses para demonstrar que ela é utilizada. Caso o usuário não se lembre dos dados para acesso de uma conta em risco de exclusão, é possível solicitar recuperação pela própria página de login. Nesse caso será solicitado o e-mail ou número de celular de recuperação.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: