A Alphabet, dona do Google teve grande perda de receita no último semestre de 2022. Entre os motivos para isso está a grande expectativa do mercado sobre ferramentas de inteligência artificial concorrentes, principalmente o ChatGPT.
Sem muita escolha, o Google informou nessa quinta-feira (02/02) que em algumas semanas irá lançar seu serviço similar ao ChatGPT, robô que dialoga e dá respostas como se fosse humano via inteligência artificial. Essa informação veio junto ao relatório financeiro do último trimestre do ano passado.
Com esse relatório foi possível constatar que a receita da Alphabet diminuiu mais de 1/3 com a menor quantidade de anúncios. Isso é um reflexo da crise econômica mundial e também dos avanços em plataformas de IA concorrentes.
“Nas próximas semanas e meses, disponibilizaremos esses modelos de linguagem, começando com LaMDA , para que as pessoas possam interagir diretamente com eles”, disse Sundar Pichai, CEO do Google.
LaMDA usa modelos de linguagem neural conversacional e é desenvolvida pelo Google. Seu papel é similar ao ChatGPT e por isso está recebendo mais investimentos da Alphabet. É previsto que a criação do Google para brigar com o ChatGPT chamará “Bard”.
A corrida sobre a IA está mais acirrada do que nunca porque vale bilhões de dólares. O lucro líquido da Alphabet no último trimestre de 2022 foi de 13,6 bilhões de dólares, ou 1,05 dólares por ação, com receita de 76 bilhões de dólares. As expectativas de ganho por ação por especialistas em investimentos era de pelo menos 1,19 dólares. A queda no lucro da empresa foi 34% menor em comparação com 2021.
“Seremos ousados, responsáveis e focados” , “Um desrespeito saudável pelo impossível tem sido fundamental para a cultura de nossa empresa desde o início.” completou Pichai.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: