Muito se especulava sobre o fim do Google Stadia, serviço de jogos em nuvem. Até que finalmente, o Google publicou que irá encerrá-lo dia 18 de janeiro de 2023.
O vice-presidente da Stadia, Phil Harrison escreveu na publicação: “Há alguns anos, também lançamos um serviço de jogos para consumidores, o Stadia. E embora a abordagem da Stadia para streaming de jogos para consumidores tenha sido construída em uma base tecnológica forte, ela não ganhou a tração com os usuários que esperávamos, então tomamos a difícil decisão de começar a encerrar nosso serviço de streaming Stadia.”
O trecho demonstra que a empresa investiu bastante na tecnologia, que ainda não tem a adesão necessária por parte dos consumidores. Sobre quem investiu em equipamentos e produtos do serviço, ele informou “: Reembolsaremos todas as compras de hardware Stadia feitas na Google Store e todas as compras de jogos e conteúdo complementar feitas na loja Stadia”
A tecnologia de jogos por streaming tem muitos desafios, no Brasil por exemplo, um dos maiores é a qualidade da internet utilizada para reproduzir os jogos. Mesmo com os contratempos, Phil declarou que a tecnologia da plataforma não será deixada de lado com o fim do serviço. Ainda será utilizada em outros serviços do Google, como no Youtube, Google Play e parceiros que utilizam realidade aumentada. Além disso, ela será disponibilizada para futuros parceiros que venham a desenvolver jogos por meio dela.
Além dos limites técnicos, o Stadia ganhou concorrentes de peso ultimamente. A Microsoft iniciou recentemente seu projeto de jogos em nuvem, aproveitando da enorme biblioteca que possui; a Amazon também entrou nesse nicho, com a plataforma Luna e a Nvidia, famosa fabricante de chips gráficos, montou sua plataforma GeForce Now.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: