O Google já não tinha muitos serviços ativos na China, visto que removeu as buscas em 2010, alegando a forte censura direcionada à internet no país como motivo. Dessa vez, o Google Tradutor foi removido da China e a causa dada pela empresa é a baixa utilização. Essa decisão retira um dos últimos serviços da empresa presentes na segunda maior economia e também o país com mais habitantes no mundo.
Quando um usuário com conexão da China tenta acessar o serviço à partir de agora, ele é direcionado a uma versão de Hong Kong. Mesmo assim o serviço não é liberado, pois a China bloqueia a maioria de conexões a sites de fora. Os serviços do Google ainda presentes por lá, como por exemplo o Gmail e o Maps, muitas vezes também tem o acesso restrito, devido as políticas locais.
Essa medida abre ainda mais as portas à dominância da internet chinesa por empresas locais, com destaque para o Baidu, que é basicamente um mecanismo de busca chinês e também a mega empresa de jogos eletrônicos chinesa, a Tencent.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: