
A recente greve dos dubladores do jogo MOBA (Multiplayer Online Battle Arena / Arena de Batalha Multiplayer Online em português) League of Legends faz parte de um movimento mais amplo liderado pela SAG-AFTRA (Screen Actors Guild – American Federation of Television and Radio Artists) contra a Formosa Interactive, empresa responsável por parte da produção de dublagens de jogos. A greve foi declarada após acusações de práticas trabalhistas injustas, incluindo a terceirização de projetos para evitar o uso de dubladores sindicalizados, algo que viola leis trabalhistas dos EUA.
Inclusive, com informações do Variety, logo após a greve iniciar, em 26 de julho, a SAG-AFTRA informa que a empresa tentou cancelar um dos jogos em andamento, e “Quando lhes foi dito que isso não era possível, eles secretamente transferiram o jogo para uma empresa de fachada e enviaram notificações de elenco apenas para talentos não sindicalizados“, disse o sindicato.
Raíz da greve dos dubladores de jogos como League of Legends
O foco central dessa greve está nas tentativas da Formosa Interactive de usar dubladores não sindicalizados, o que motivou uma ação da SAG-AFTRA junto ao National Labor Relations Board (NLRB). A greve também aborda questões relacionadas ao uso de inteligência artificial (IA) nas dublagens e captura de movimentos, que a categoria alega estar ameaçando os direitos dos trabalhadores na indústria de jogos. Essa questão tem sido um ponto de discórdia em várias negociações com grandes empresas de jogos, como Riot Games, responsável pelo League of Legends.
Essa greve reflete a crescente tensão entre os profissionais de dublagem e a indústria de videogames, que busca reduzir custos com o uso de tecnologias emergentes como a IA, enquanto os trabalhadores lutam por melhores condições de trabalho e pela preservação de seus direitos.

Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: