Honor of Kings é um MOBA 5v5 mobile (para Android e iOS) desenvolvido pela subsidiária da Tencent Games, a Timi Studio Group. O jogo foi lançado em 2015 na China e inclusive é a base da de Arena of Valor (AoV), outro MOBA da empresa para o mercado do ocidente.
Depois de muitos anos, a Tencent decidiu lançar o jogo puro no mercado ocidental, e já está liberado o Closed Beta no Brasil. Para os amantes de MOBA, principalmente mobile, o jogo é muito intuitivo e por isso pode disputar usuários com Mobile Legends e outros jogos do gênero, também concorre indiretamente com Wild Rift.
Digo isso porque não é uma concorrência direta com Wild Rift, isso porque a Tencent comprou em 2011 a maior parte da Riot Games, que é desenvolvedora de League of Legends: Wild Rift. A venda completa foi feita em 2015.
O jogo tem um visual bonito, com muitos efeitos de skills e com traços orientais bem característicos. As cores são vibrantes e o mapa tem menos texturas que o Wild Rift. Honor of Kings é ideal para iniciantes em jogos do estilo, isso porque o tutorial passa toda a base para alcançar o sucesso nas batalhas. Para os mais experientes, o tutorial pode ser um pouco cansativo porque ainda não há opção de pular. Por ser um jogo fase Beta, vale a pena conferir porque realmente tem potencial.
Dificuldade e duração das partidas em Honor of Kings
O jogo tem objetivos e mecânica bem mais simples que a referência Wild Rift. Momentos chave das partidas, como por exemplo batalhas no dragão do Wild Rift, são menos impactantes em Honor of Kings. Isso pode ser bom para tirar a pressão dos lutadores da selva (junglers), que são muito cobrados principalmente na fila soloQ do Wild Rift. Por outro lado, as lutas em grupos e até jogador contra jogador, são mais constantes em Honor of Kings.
O jogo está com toda tradução em português e inclusive a fala dos personagens e dublagem da narração, o que facilita bastante a compreensão dos acontecimentos durante as partidas.
Os personagens possuem 3 habilidades especiais, o que também facilita bastante no aprendizado de cada um. Farmar é muito importante pois a evolução dentro da partida é muito rápida. Atiradores por exemplo, em 3 minutos de partida podem solar até mais de 1 inimigo se tiver farmado bastante. Outro motivo para essa velocidade de poder dos personagens é por não ser necessário voltar até a base para comprar itens, isso pode ser feito onde o jogador estiver no mapa, selecionando o item no canto superior direito.
No restante, os recursos do jogo são bem parecidos com os populares no Brasil. Menus onde pode realizar mudança de builds, coletar recompensas, chats e outras funções são bem intuitivas.
Imagens de Honor of Kings
Como bom apreciador de League of Legends: Wild Rift, testei o Honor of Kings. A escolha inicial foi o atirador (na popular rota bottom) e tive a impressão dele estar extremamente forte. Como foi dito, o fato de poder comprar os itens sem voltar para a base, deixa o ADC com muito poder de fogo. Se você conseguir farmar bem e atrapalhar o farm de seus adversários, conseguirá carregar a partida bem mais fácil que nos outros MOBAs populares. Acredito que a desenvolvedora irá balancear esse fator ou talvez também, pelo fato de as primeiras partidas serem em tier iniciante, alguns adversários não tenham costume com esse tipo de jogo.
A tela de carregamento do jogo segue o padrão de outros jogos MOBAs, inclusive mostrando o mapa das batalhas com as três rotas:
O menu principal é muito similar ao do primo, o Wild Rift. Nele você coleta recompensas, compra personagens, abre chat geral, chat com amigos, entra na seleção de partidas e muitas outras opções:
O jogo é separado em tier lists, igualmente outros jogos do gênero, como por exemplo League of Legends e Mobile Legends:
Tela de seleção de personagem, onde mostra detalhes como à rota selecionada para você e também quais personagens seus aliados selecionaram:
Principais informações da tela do jogo:
- Roxo: Minimapa onde você pode acompanhar o avanço dos inimigos e localizar os aliados.
- Amarelo: Joystick de controle do seu personagem.
- Verde: Botão de retorno à base, recuperar vida e flash.
- Vermelho: Botão de ataque básico, 3 habilidades especiais (inclui ult) e quando estiver próximo à torres inimigas aparece mais um botão para priorizá-las.
- Azul: Compra de itens da sua build independentemente onde você estiver e até em meio à luta.
- Branco: Inimigo selecionado e vida que ele se encontra.
Tela com os status dos jogadores ao final da partida. É de fácil entendimento pois é muito similar com jogos já populares no Brasil:
Vale a pena instalar Honor of Kings?
Honor of Kings é um jogo muito bonito, com personagens divertidos e muita ação. Se você gosta de jogar MOBA em celulares e até mesmo se gosta de jogos com bastante ação, vale a pena conferir o Closed Beta de Honor of Kings. Por estar em testes, a desenvolvedora deseja que os jogadores mandem sugestões que podem melhor a experiência do usuário, relatos de bugs ou opiniões importantes.
Gostou das informações sobre o Closed Beta de Honor of Kings e quer conferir o jogo? Por enquanto, a versão de testes está disponível apenas para dispositivos Android. Acesse o botão abaixo para fazer o download diretamente na Google Play Store.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: