Muitas montadoras estão investindo milhões na fabricação de seus carros elétricos. Um dos novos modelos desse nicho, é o sedã médio com apelo esportivo, Hyundai Ioniq 6, que tem como competidor, o Tesla Model 3.
Uma das características que dão o tom no visual de muitos carros elétricos e que compromete o espaço interno, são as baterias grandes que ficam sob o piso. Pelo fato das baterias terem um tamanho considerável, uma das saídas é aumentar a altura da coluna traseira para que seja possível elevar o piso do carro sem comprometer tanto o espaço interno.
Design do Hyundai Ioniq 6
Esse é um dos motivos de não vermos tantos sedãs elétricos e mais SUVs, pois por serem maiores, fica mais fácil de elaborar um design que engloba as baterias do que carros menores ou mais baixos. Esse fator não parece ter sido um problema para a Hyundai, pois o Ioniq 6 tem um visual esportivo e com design aerodinâmico com a coluna traseira baixa. O chefe de design da Hyundai afirma que focou no aspecto da altura visual do carro. Isso porque até então, parecia impossível fabricar um sedã médio elétrico com visual esportivo.
De primeira, podemos pensar que a montadora utilizou baterias menores para que fosse possível criar um design mais esportivo e baixo para seu novo veículo elétrico, porém não é bem assim. A autonomia informada é de até 615 quilômetros com a carga completa, que é impressionante. Seu principal concorrente, o Tesla Model 3 2023, tem autonomia de 576 quilômetros, que também é muito bom.
A Hyundai apelidou o carro visto de perfil, como “uma curva”, o que dá para compreender. Olhando o carro pela lateral, notamos uma sinuosa curva, com um ótimo caimento da traseira, que pra mim, lembra bastante alguns modelos da fabricante Porsche.
O Ioniq 6 é o primeiro carro construído a partir da plataforma E-GMP (Electric Global Modular Platform), que visa padronizar suas baterias, motores e plataformas dos carros. O espaço interno também surpreende, isso pelo fato do entre eixos ter 2,95 metros. A altura dele é cerca de dez centímetros a menos que o hatch elétrico da Hyundai, Ioniq 5.
Motorização do Ioniq 6 2023
Os modelos equipados com motor único, produzem 225 hp e 35.6 kgfm de torque. Já os modelos de motor duplo e tração nas quatro rodas, produzem 320 hp e 61.5 kgfm de torque. A Hyundai informa que o Ioniq 6 faz o 0-100km em 7,4 segundos com motor único e 5,1 segundos com motor duplo. Esses números parecem um tanto quanto modestos por parte da montadora, visto que motores elétricos tem torque instantâneo. Certamente, eles podem ser melhorados em testes com o carro em mãos.
Lançamento
Não há previsão de quando o veículo chega no mercado brasileiro, porém a fabricante já estuda a melhor forma de trazê-lo. Nos EUA, a previsão de entrada no mercado, é já no início de 2023.
Confira mais imagens:
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: