A Hyndai lançou um esportivo elétrico super potente e que simula a troca de marchas, como em muitos carros à combustão, e tem até barulho de motor. Esse é o Ioniq 5 N, lançado no Goodwood Festival of Speed 2023.
Esse lançamento abre as portas para a adição de veículos elétricos na linha N, que é a esportiva. A Hyundai informa que o Ioniq 5 N é o início de seu programa de eletrificação da submarca, e que em breve novos modelos chegarão.
O Ioniq 5 N tem tração integral e 448 kW (609 cv em conversão) de potência e 75,5 kgfm de torque gerados por dois motores elétricos, um traseiro e um dianteiro. O motor dianteiro tem 225 cv de potência, enquanto o traseiro gera 383 cv, totalizando os 609 cv. Quando a função N Grin Boost é atividada, a potência aumenta para 478 kW (650 cv) e 78 kgfm por 10 segundos.
Segundo a fabricante, ele faz o 0 a 100 km/h em 3,5 segundos sem o Boost, e em 3,4 segundos com ele ativado. Sua velocidade máxima declarada é de 260 km/h. O alcance não foi informado, porém a versão mais esportiva tem baterias com 84 kWh de capacidade e 800 Volts. A recarga dos 10% até 80% é feita em 18 minutos com carregador ultra-rápido.
A promessa é de o Ioniq 5 N passe a mesma experiência e diversão aos motoristas que os modelos à combustão da linha esportiva. Isso o difere de todos concorrentes diretos, que tem a condução elétrica padrão. Ele usa a Plataforma de Módulo Global Elétrico da marca e foi desenvolvido com base nos protótipos RM02e, RN22e e N Vision 74.
Hyundai Ioniq 5 N tem troca de marchas e barulho do motor
Uma das coisas que mais chamaram a atenção nesse luxuoso carro elétrico, é o sistema N e-shift. Ele simula a transmissão de embreagem dupla com oito velocidades, como em carros da linha N que utilizam combustível. Além disso, o torque é liberado de forma controlada e com a simulação de marchas, os ocupantes sentem solavanco como nas trocas de forma parecida dos modelos convencionais.
O Active Sound+ também aumenta a sensação de dirigir um esportivo à combustão. Ele tem dez alto-falantes, sendo oito internos e dois externos, para imitar o som do motor turbo de quatro cilindros 2.0 da Hyundai N, com o perfil sonoro Ignition. Caso os usuários queiram, outros dois perfis sonoros são disponibilizados, o Evolution, que simula o som do RN22e, e um Supersônico, inspirado em jatos de combate com dois motores.
Mais recursos do Ioniq 5 N
Ele tem rodas de 21 polegadas de alumínio forjado e com pneus Pirelli P Zero 275/35. A dianteira tem saia e saídas de ar, a traseira tem aerofólio exclusivo, difusor chamativo e limpador de vidro traseiro, coisa que o Ioniq 5 padrão não tem.
Seu interior tem um novo volante esportivo e com vários botões, que inclui o N Grin Boost. As borboletas também são novas para a frenagem regenerativa. O console central tem apoio para panturrilhas e joelhos para ser usado em corridas. Seus pedais são esportivos e os bancos modelo N bucket são de série.
Como ele é um carro potente e com apelo para corridas, sua estrutura tem 42 pontos de solda a mais e 2,1 metros de adesivos a mais para aumentar a resistência. O sistema de Distribuição de Torque N é novo, que distribui torque de forma variável na dianteira e na traseira, com onze níveis.
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