O Google anunciou na quarta-feira (08/11) que sua inteligência artificial (IA) generativa nas buscas está disponível para mais 120 países e territórios, inclusive o Brasil.
Este é o maior lançamento global da SGE (Search Generative Experience / Experiência de Pesquisa Generativa) até então. Primeiramente o SGE estava disponível apenas no Estados Unidos e logo se expandiu para Índia e Japão. Com a nova expansão desta semana, além do Brasil, vários países das Américas agora tem a IA generativa do Google disponível. Entre eles estão o Chile, Colômbia, Equador, Haiti, Paraguai, Peru Uruguai e Venezuela. A lista completa dos países pode ser conferida na página oficial do serviço.
A expansão de países ao SGE trouxe mais quatro idiomas, o português, espanhol, coreano e indonésio, sendo suportados por todos os usuários.
Como ativar a IA generativa do Google nas buscas
Para começar a usar o SGE nas buscas é necessário estar logado em uma conta Google pelo computador e acessar a página do laboratório de pesquisas. Após o acesso logado da página, basta ativar a Experiência de Pesquisa Generativa para que a interação com a IA seja feita nas buscas via desktop.
Na semana que vem o acesso será implementado também pelo app Google, navegação do Android e iOS.
O que muda nas buscas do Google com o SGE ativado?
Após ativar a SGE e acessar o buscador do Google, a opção para gerar informações gerais com uso de IA é liberada aos usuários.
Com isso, além dos resultados convencionais do buscador, o SGE retorna em respostas rápidas. Elas podem ser lidas ou ouvidas e são baseadas em conteúdos disponibilizados na web. As fontes destas respostas rápidas podem ser verificadas por meio de setas seletoras.
Novidades virão
Além disso, o Google anunciou que logo uma atualização do SGE fará com que palavras ambíguias de tradução serão destacadas para que o usuário decida qual termo melhor se encaixa nelas. A novidade fará também que alguns nichos, como o de saúde, tenham palavras especificas destacadas e que fornecerão uma prévia de sua definição.
Essa atualização chegará gradulamente no mês de dezembro e primeiramente Estados Unidos, no idioma inglês. Após o lançamento, logo ele será expandido para outros países e idiomas.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: