Você está em:
Pular para o conteúdo
Início » Arquivo fora do nicho » James Webb comemora 1º ano com imagem impressionante. Confira detalhes

James Webb comemora 1º ano com imagem impressionante. Confira detalhes

Como comemoração pelo 1º aniversário de atuação do Telescópio Espacial James Webb (JWST) na quarta-feira (12 de julho), a NASA publicou uma imagem incrível registrada por ele onde é mostrado o nascimento de estrelas.

Essa imagem inédita mostra o complexo de nuvens Rho Ophiuchi, que é a região de formação estelar mais próxima da Terra. Ela é considerada um berçário estelar pequeno e pacífico, porém o James Webb foi capaz de focar em uma região turbulenta que fica a 390 anos-luz da Terra.

“A imagem do JWST de Rho Ophiuchi nos permite testemunhar um período muito breve no ciclo de vida estelar com nova clareza” , “Nosso próprio Sol experimentou uma fase como esta há muito tempo, e agora temos a tecnologia para ver o começo da história de outra estrela.”, disse Klaus Pontoppidan, que é cientista do projeto JWST no Instituto de Ciências de Telescópio Espacial, em Baltimore, Maryland, Estados Unidos, em comunicado.

complexo de nuvens Rho Ophiuchi por James Webb
Berçário estelar Rho Ophiuchi é registrado com grandes detalhes pelo Telescópio Espacial James Webb. A imagem foi divulgada no dia 12 de julho de 2023 em comemoração de 1 ano da atuação do JWST. Imagem: NASA

Nessa bela imagem é possível observar jatos de aproximadamente 50 estrelas jovens colidindo com o gás interestelar circundante, o que faz o hidrogênio molecular brilhar em vermelho intenso. Esse fenômeno acontece quando estrelas jovens estão saindo de seus casulos, compostos pelo restante de gás e poeira que as formaram.

A maioria das estrelas dessa imagem são menores ou do tamanho do Sol, porém uma delas é muito maior e está localizada na metade de baixo da imagem.

“Em apenas um ano, o Telescópio Espacial James Webb transformou a visão da humanidade sobre o cosmos, observando as nuvens de poeira e vendo a luz de cantos distantes do universo pela primeira vez” , “Cada nova imagem é uma nova descoberta, capacitando cientistas de todo o mundo a fazer e responder a perguntas com as quais nunca poderiam sonhar.”, escreveu Bill Nelson, administrador da NASA.

Se gostou, compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *