O telescópio James Webb continua na sua saga de exploração do universo e faz mais uma grande observação. Recentemente o Webb descobriu o exoplaneta VHS 1256 b, o qual possui clima turbulento e com nuvens de silicatos (similares à areia).
Essa descoberta aconteceu pois o telescópio é capaz de coletar múltiplos espectros dos objetos espaciais. Com isso é possível que as suas formações e matéria sejam conferidas em detalhes pelos pesquisadores.
O VHS 1256 b está em distância aproximada de 40 anos-luz da Terra e não tem muitas semelhanças com ela. Pra começar, ele orbita dois sóis e leva cerca de 10 mil anos para completar o que seria a translação da Terra (revolução), o que é feito em 365 dias, 5 horas e 48 minutos. Além disso, esse gigante tem aproximadamente 19 vezes a massa de Júpiter. Talvez você não saiba, mas Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar e tem 318 a massa da Terra.
“O VHS 1256 b está cerca de quatro vezes mais longe de suas estrelas do que Plutão está do nosso sol, o que o torna um grande alvo para o Webb” , “Isso significa que a luz do planeta não está misturada com a luz de suas estrelas”, disse em comunicado Brittany Miles, astrofísica da Universidade do Arizona e principal autora do estudo em andamento.
Foi possível observar além das nuvens de silicatos pelos espectros captados. Chove periodicamente nesse planeta gigante e sua atmosfera gira em torno de 815 graus Celsius, tornando-o uma verdadeira churrasqueira em brasas.
“Os grãos de silicato mais finos em sua atmosfera podem ser mais como minúsculas partículas na fumaça” , “Os grãos maiores podem ser mais como partículas de areia muito quentes e muito pequenas.”, explicou no comunicado a astrofísica e membro da equipe de pesquisa, Beth Biller, da Universidade de Edimburgo.
Não temos nuvens parecidos com as do VHS 1256 b na Terra, mas podemos imaginar como se tivéssemos nuvens densas de areia sobre nossas cabeças. Os silicatos, assim como a areia, tem o calor específico menor que a água, com isso eles esquentam com muita facilidade e alcançam temperaturas extremas.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: