A segunda missão privada com astronautas até a Estação Espacial Internacional (ISS) deverá ser lançada no próximo final de semana.

Uma revisão de todos os itens foi feita pela NASA, a SpaceX e a empresa Axiom Space, que é operadora da missão ontem, dia 15. Está previsto que quatro astronautas sejam lançados na parte da tarde do dia 21. O administrador associado do Diretório de Missões e Operações Espaciais da NASA, Ken Bowesox, disse durante uma coletiva de imprensa após a revisão da missão AX-2 que todos concordaram que está tudo certo com o lançamento.
Essa missão será lançada via foguete SpaceX Falcon-9 às 18:37 do próximo domingo no horário de Brasília, do Centro Espacial Kennedy da NASA, situado na Flórida, EUA. Os quatro integrantes da missão irão viajar em uma cápsula SpaceX Dragon até o laboratório que está em órbita e deverão chegar ao destino na segunda-feira, 21 de maio, por volta das 10:30 da manhã.
Essa missão ficará oito dias na ISS, segundo seus integrantes. Caso a decolagem não ocorrer como o previsto, existe outra janela disponível na segunda-feira, dia 22 de maio. Se essas duas chances não forem aproveitadas por algum motivo, a SpaceX precisará esperar para concluir essa missão.

O motivo é que a empresa irá se juntar com a NASA para o lançamento do CRS-28, que é a 28ª missão robótica de carga da SpaceX para a ISS, prevista para ser lançado também do Centro Espacial Kennedy no dia 3 de junho.
A missão Ax-2 é o segundo voo com tripulação para a ISS com operação da Axiom Space e que utiliza equipamentos da SpaceX. A missão Ax-1 também lançou quatro tripulantes ao laboratório da ISS, porém eles ficaram por mais de 14 dias em abril do ano passado.
Particularidades da missão Ax-2
A missão Ax-2 tem algumas expectativas, como o fato de dois dos tripulantes, que são Rayyanah Barnawi e Ali AlQarni, serem os primeiros sauditas a desembarcarem na ISS, além do fato de Barnawi ser a primeira mulher saudita a viajar no espaço.
Os outros dois tripulantes são o piloto da missão, que também é piloto de carros e investidor, John Shoffner, e a ex-astronauta da NASA, Peggy Whitson, que atualmente trabalha para a Axiom e será a comandante dessa missão. Whitson já tem 665 dias no espaço, o que é mais do que qualquer outro astronauta americano e qualquer outra mulher de qualquer país.

Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: