Levi’s, a conceituada marca de vestuário, decidiu utilizar modelos criados totalmente por IA na apresentação de seu catálogo de roupas.
![modelos criados por IA da Lalaland-ai](https://www.teortech.com.br/wp-content/uploads/2023/03/modelos-criados-por-IA-da-Lalaland-ai.jpg)
Para isso ela está fazendo parceria com uma empresa de inteligência artificial para que eles criem modelos que usarão as roupas criadas pela marca em propagandas e divulgação. Segundo a empresa, essa atitude faz parte de “jornada de transformação digital” que visa a diversidade e equidade.
Mesmo com a afirmação da empresa sobre a diversidade, com esse projeto ela deve economizar bastante pagando um robô que crie modelos virtuais com as características que representam as diferenças do que pagando pessoas que as tenham.
A empresa de IA em questão é a Lalaland.ai, que tem sede em Amsterdã e funciona desde 2019. Um dos slogans da Lalaland é “Cause impacto social e sustentável na indústria da moda com nossa tecnologia de IA”, o que demonstra a missão de criar avatares com diversas características para marcas de moda, porém sem a necessidade de usar ou pagar pessoas reais.
Ao navegar no site Lalaland, podemos perceber que a criação dos modelos virtuais da empresa não necessita de nenhuma amostra de pessoas reais, o que demonstra como sua tecnologia já é avançada e que certamente irá proporcionar muita economia de dinheiro e tempo para a Levi’s.
![modelo de roupas criada por IA](https://www.teortech.com.br/wp-content/uploads/2023/03/modelo-roupas-criada-por-IA.jpg)
A economia de dinheiro é óbvia, pois não será necessário pagar cachês para diversos modelos, mas sim concentrar os pagamentos para a empresa de IA. A economia de tempo é porque uma foto de catálogo ou publicidade geralmente não é aprovada no primeiro clique. Para que para que seja aprovada pela equipe responsável, itens como iluminação, foco, cenário, posição dos modelos e entre outros precisam estar em conformidade.
O anúncio dessa parceria foi feita no site oficial da Levi’s, onde o entusiasmo dos responsáveis pela empresa é exposta e também afirma que “provavelmente” a IA nunca irá substituir os modelos reais. “Provavelmente nunca” não é igual a “Nunca”, e com o atual avanço da IA, certamente não só a Levi’s, como outras empresas, pretendam utilizar o máximo de seus recursos para economia de tempo e dinheiro.
“Embora a IA provavelmente nunca substitua totalmente os modelos humanos para nós, estamos entusiasmados com os recursos potenciais que isso pode nos proporcionar para a experiência do consumidor” , “Vemos a moda e a tecnologia como uma arte e uma ciência, e estamos entusiasmados com a parceria com a Lalaland.ai, uma empresa com tecnologia de alta qualidade que pode nos ajudar a continuar em nossa jornada por mais experiência do cliente diversa e inclusiva.” disse a Dra. Amy Gershkoff Bolles, chefe global de estratégia de tecnologia digital e emergente da Levi Strauss & Co.
![erick ribeiro](https://www.teortech.com.br/wp-content/uploads/2022/03/erick-ribeiro.jpg)
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: