A Lotus, de propriedade da chinesa Geely, anunciou seu novo hipercarro elétrico Emeya 2024, que é um sedã de quatro portas, com 905 cv de potência, capacidade de atingir o 0 a 60 mph (96,5 km/h) em 2,8 segundos e velocidade máxima de 250 km/h.
Ele entrará em produção no início de 2024 e deverá competir com outros esportivos elétricos de luxo, como Porsche Taycan, Mercedes EQE e Audi E-tron GT. Poucas especificações foram do Lotus Emeya foram reveladas, como a capacidade da bateria, alcance e tempo de recarga.
Porém a montadora disse que espera que o novo modelo seja semelhante ao Eletre SUV, primeiro veículo EV da Lotus e que tem alcance estimado de 310 milhas (498,89 quilômetros) pela EPA, que é a Agência de proteção ao Meio Ambiente dos Estados Unidos.
Por ser um veículo elétrico de alto desempenho, certamente sua bateria terá mais que 100 kWh com motor duplo. Sobre o carregamento EV, a empresa disse que pode conseguir até 350 kW de carregamento rápido DC, que resulta em 150 quilômetros de alcance em cerca de cinco minutos. Já sua potência terá algo próximo de 905 cv e 100,4 kgfm de torque.
Além disso, o Emeya terá estrutura aerodinâmica, spoiler real de 296 mm de largura (100 mm mais largo do que no Eletre) e difusor traseiro ativo desenvolvido pela empresa para suavizar o fluxo de ar sob o carro.
O investimento nos elétricos é para melhorar as vendas da Lotus, que entregou 576 carros em 2022, tendo queda de 62% em relação ao ano anterior. O prejuízo da empresa foi de US$ 180,9 milhões (R$ 900,54 milhões) no ano e ela poderá fazer demissão de aproximadamente 200 empregados por conta disso.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: