O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou jogos de tiro na última terça-feira (18/04) em reunião feita no Palácio do Planalto, Brasília. Ele disse que os jogos não falam de educação ou amor, mas sim ensina as crianças a matar.
“Não tem jogo, não tem game falando de amor. Não tem game falando de educação. É game ensinando a molecada a matar. É cada vez muito mais mortes do que na Segunda Guerra Mundial. É só pegar o jogo que essa molecada, o meu filho, o filho de cada um de vocês. O meu neto, o neto de cada um de vocês”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Pelo discurso do presidente, sua revolta não é apenas pelos jogos em si, mas também pelos responsáveis que deixam crianças pequenas com jogos violentos disponíveis. Em trecho do discurso ele disse o que acredita acontecer em muitas relações entre pais e filhos:
“Nós temos que pensar, o que eu ensino pra meu filho em casa? Quando meu filho tem quatro anos e ele chora, o que eu faço pra ele? Eu dou logo um tablet pra ele, toma aqui pra você brincar. Sabe? Ensino logo um joguinho.”, disse o presidente.
Esse discurso aconteceu enquanto o presidente falava com ministros, governadores, prefeitos, secretários da Educação, membros do Legislativo e Judiciário em debate sobre a violência nas escolas, em evidência após os recentes ataques.
Os jogos de tiro são muito populares entre todas as idades, mesmo que a classificação indicativa seja +18 na maioria deles. A popularidade é tanta, que muitos games fazem parte de campeonatos de eSports no Brasil e mundo. A fala do presidente coincide com o IEM Rio 2023, campeonato mundial de Counter-Strike: Global Offensive, um dos jogos mais conhecidos de tiro, que acontece no Rio de Janeiro e vai até domingo (23/04) com prêmio de US$ 250 mil (R$ 1,26 milhão).
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: