Teremos que aguardar pelo menos um dia para o lançamento acontecer. Estava planejado de o potente Falcon Heavy, da SpaceX, ter seu sétimo lançamento no início de quinta-feira (27) para levar o maior satélite comercial de comunicação já fabricado.
A decolagem estava programada para 23:04 EDT (00:04 do dia 27 no horário de Brasília), do Pad 39A no Centro Espacial Kennedy da NASA na Flórida, porém o lançamento foi abortado com 65 segundos restantes da contagem regressiva. A SpaceX não informou o motivo de abortar a missão, porém a remarcou para o mesmo horário do dia subsequente (00:04 do dia 28 no horário de Brasília).
Esse satélite gigante é o JUPITER 3, operado pela Hughes Network Systems, foi construído pela Maxar Technologies, pesa 10,1 toneladas e será a maior carga útil já lançada para a Órbita de transferência geoestacionária (GTO). Ele funcionará como um centro de comunicações, com largura de banda de até 500 gigabits/seg.
Para termos noção de seu tamanho, segundo a Hughes, o JUPITER 3 terá envergadura similar a de um avião comercial quando implantado. O Heavy atualmente é o segundo foguete mais poderoso em atuação, ficando atrás apenas do (Space Launch System) SLS, da NASA, por esse motivo ele foi o escolhido para essa missão.
O foguete mais usado pela SpaceX, que é o Falcon 9, não seria capaz de concluir a missão. Ele conseguiria levar o satélite JUPITER 3 apenas até a metade do caminho da órbita baixa da Terra (LEO).
Assista ao lançamento do JUPITER 3, maior satélite comercial até o momento
A SpaceX irá transmitir ao vivo o lançamento do Falcon Heavy levando o satélite JUPITER 3. O link já está ativo, onde os usuários podem se inscrever para receber a notificação próximo do início. Assista abaixo:
Abaixo é possível conferir a primeira tentativa de lançamento do JUPITER 3 pelo Falcon Heavy.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: