A agência de mercado Counterpoint fez uma pesquisa de mercado, onde aponta que a Mediatek é responsável atualmente por 39% dos chips de celulares mundialmente, sendo líder na fabricação de SoC (em português: Sistema em um chip).
Como é mostrado no Gizchina, a Mediatek se beneficiou bastante com a popularização das tecnologias 4G e 5G, pois é aqui que ela brilha. As suas principais séries responsáveis pela alta participação no mercado, são justamente a série Helio G e a Dimensity 700, que compõem chips acessíveis e com tecnologias avançadas de conexão com internet móvel.
Mesmo com uma ligeira queda no segundo semestre de 2022, a Mediatek ficou bem a frente da sua principal concorrente, Qualcomm, que tem 29% de participação no segmento de SoC para celulares acessíveis.
Mediatek distribui mais SocS mas ganha menos
Mesmo distribuindo mais que os concorrentes, a Mediatek fica em terceiro lugar na receita oriunda dos SoCs, com 22%, atrás da de Apple com 23% e Qualcomm com 44%. O restante fica com Samsung, que teve 8% de participação na receita, Unisoc com 2% e Huawei com 1%. A resposta para isso é simples: ela distribui mais, porém são SocS de entrada (mais baratos), que geram menos receita.
Uma coisa é certa, a empresa tenta ganhar popularidade com o público de smartphones de entrada, pois ainda sofre certa recusa quando o assunto são smartphones intermediários e topos de linha. Isso é plausível, pois a Qualcomm conquistou uma excelente reputação entre os usuários mundiais com chips de alto desempenho.
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: